<b>Análise visual aplicada na espacialização do uso da terra
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v1i1.13Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o uso atual da terra do Alto Rio Pardo, Botucatu, SP, através do emprego de dados coletados pelo sensor : ematic Mapper do Landsat 5, nas bandas 3, 4 e 5 da passagem de 08 de junho de 1997, correspondentes à órbita 220, ponto 76, quadrante A. Utilizou-se nesta pesquisa dados do Landsat em composições coloridas, escala 1:50.000 e no formato digital. Sobre os dados em papel fotográfi co, fez-se uma interpretação visual e uma checagem de campo. Foi realizada a confi rmação destes usos através da imagem de satélite em CD-ROM, analisando cada um deles nas diversas bandas. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa, chegou-se às seguintes conclusões: a) os dados coletados pelo : ematic Mapper do Landsat possuem informações valiosas dos diferentes alvos de ocupação do solo sendo, portanto, muito úteis em estudos de mapeamento do uso atual da terra; b) os resultados da análise visual, sobre os dados do Landsat, mostraram que as coberturas vegetais do tipo pastagens foram as mais signifi cativas, pois ocupam 69,70 % da área; c) pela análise visual dos dados do Landsat foi possível constatar que há preservação ambiental somente em áreas de ocorrências de matas ciliares.Downloads
Publicado
17-03-2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).