<b>Efeito da adição de glicerina como adjuvante à calda de pulverização em aplicação terrestre</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.1280Palavras-chave:
tecnologia de aplicação, diâmetro mediano volumétrico, densidade de gotas, potencial real de derivaResumo
A aplicação de produtos fitossanitários é uma prática que apresenta deficiências como baixa eficácia, contaminação ambiental, perdas significativas com deriva, escorrimento superficial e evaporação. Neste sentido, este trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento da glicerina como adjuvante na calda de pulverização terrestre, comparando-a ao óleo vegetal e à água. Os parâmetros avaliados foram diâmetro mediano volumétrico (DMV), densidade de gotas (DG) e potencial real de deriva (PRD). O experimento foi em delineamento inteiramente casualizado com 15 tratamentos e 4 repetições, em esquema fatorial 5 x 3 (5 composições de calda e 3 volumes de aplicação). As doses de adjuvante utilizadas foram 2,0 e 2,5% (v/v) para a glicerina e para o óleo vegetal. Utilizou-se três volumes de calda (100, 150 e 200 L ha-1). Os tratamentos com água + óleo vegetal reduziram os valores de DG e PRD. Os valores de DMV apresentaram relação diretamente proporcional ao volume de aplicação. A adição de glicerina proporcionou aumento na DG. A glicerina pode ser utilizada como adjuvante, contudo, estudos com concentrações menores devem ser desenvolvidos em comparação com adjuvante óleo vegetal e mineral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).