<b>Atividade fotossintética em alface (<i>Lactuca sativa</i> L.) submetidas a diferentes compostagens de resíduos agroindustriais</b>

Autores

  • Claudiana Moura dos Santos UNESP/FCA
  • Laurício Endres
  • Tâmara Claudia de Araújo Gomes unesp
  • Cleber Júnior Jadoski Unesp
  • Luis Antonio do Nascimento
  • Emanuelle Dias dos Santos unesp

DOI:

https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.1269

Palavras-chave:

Trocas gasosas, fluorescência da clorofila, compostos orgânicos

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar os efeitos de doses de compostos orgânicos obtidos a partir de resíduos agroindustriais sobre as trocas gasosas e fluorescência da clorofila a em plantas de alface. O experimento foi conduzido em condições de viveiro, com delineamento inteiramente casualizado, com 14 tratamentos e quatro repetições. Utilizando os seguintes tratamentos T1 a T6 (tratamentos com mistura básica de cana), T7 a T12 (tratamentos com mistura básica de coco), T13 (esterco) e T14 (fertilizantes minerais). Foram avaliados os seguintes parâmetros: fotossíntese, transpiração, condutância estomática, razão entre concentrações de CO2 intra/extracelular (Ci /Ca), eficiência instantânea do uso da água (A/E), eficiência de carboxilação (A/Ci), teor de clorofila e eficiência quântica máxima do fotossistema II (Fv/Fm). As plantas de alface cultivada com fertilizantes minerais e esterco revelaram valores maiores para condutância estomática. Os tratamentos com mistura básica de cana apresentaram maiores taxas de fotossíntese, transpiração, eficiência de carboxilação e teor de clorofila, indicando que a alface apresentou melhor capacidade fotossintética quando cultivadas nesses substratos.

Biografia do Autor

Claudiana Moura dos Santos, UNESP/FCA

Bióloga, formada pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre em Agronomia (UFAL), Doutoranda em Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas FCA/UNESP- Botucau-SP.

Laurício Endres

UFAL

Cleber Júnior Jadoski, Unesp

Doutorando Ecofisiologia Vegetal

Publicado

21-09-2011

Edição

Seção

Artigos