<b>Deriva de sub-doses de glyphosate em plantas jovens de Varjão (<i>Parkia multijuga</i> Benth.)</b>

Autores

  • Rubens Marques Rondon Neto UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta
  • Kleiber Moura de Oliveira UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta
  • Oscar Mitsuo Yamashita UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta

DOI:

https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.1073

Palavras-chave:

fitotoxidade, herbicida, espécies nativas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resposta à toxidade de diferentes sub-doses de glyphosate em plantas jovens de varjão (Parkia multijuga Benth.). O experimento foi instalado na área experimental da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta, Alta Floresta/MT. Os tratamentos testados foram três sub-doses de glyphosate (T1-6%, T2-12%, T3-24% da dose recomendada de 3,0 L ha-1) e T4-testemunha (sem aplicação). Após 7, 14, 21, 28 dias e 6 meses da aplicação do herbicida, foram realizadas medições da altura e diâmetro do colo das plantas e dadas as notas de fitotoxidade. Após os 6 meses da aplicação do herbicida, constatou-se que as doses crescentes do glyphosate causaram injúrias nas folhas e redução do crescimento em altura nas plantas de Parkia multijuga, houve pequeno índice de mortalidade, no entanto, constatou-se significativa melhora em todos os tratamentos testados.

Biografia do Autor

Rubens Marques Rondon Neto, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta

Engenheiro Florestal, doutor em Silvicultura, professor do Depto. de Engenharia Florestal da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta. No ensino e pesquisa atua nas áreas: produção de sementes emudas florestais, reflorestamento com espécies nativas da Amazônia e Cerrado, recuperação de áreas degradadas e sistemas agroflorestais.

Kleiber Moura de Oliveira, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta

Academico do curso de Engenharia Florestal da UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta.

Oscar Mitsuo Yamashita, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta

Engenheiro Agronomo, doutor em Agricultura Tropical, professor do Depto. de Agronomia da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Alta Floresta. No ensino e pesquisa atua nas áreas: controle de plantas daninhas, herbicidas e fitotoxidade causada por herbicidas.

Publicado

10-09-2011

Edição

Seção

Artigos