<b>Deriva de sub-doses de glyphosate em plantas jovens de Varjão (<i>Parkia multijuga</i> Benth.)</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.1073Palavras-chave:
fitotoxidade, herbicida, espécies nativasResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a resposta à toxidade de diferentes sub-doses de glyphosate em plantas jovens de varjão (Parkia multijuga Benth.). O experimento foi instalado na área experimental da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta, Alta Floresta/MT. Os tratamentos testados foram três sub-doses de glyphosate (T1-6%, T2-12%, T3-24% da dose recomendada de 3,0 L ha-1) e T4-testemunha (sem aplicação). Após 7, 14, 21, 28 dias e 6 meses da aplicação do herbicida, foram realizadas medições da altura e diâmetro do colo das plantas e dadas as notas de fitotoxidade. Após os 6 meses da aplicação do herbicida, constatou-se que as doses crescentes do glyphosate causaram injúrias nas folhas e redução do crescimento em altura nas plantas de Parkia multijuga, houve pequeno índice de mortalidade, no entanto, constatou-se significativa melhora em todos os tratamentos testados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).