<b>Uso de diferentes doses de hidrogel para produção de mudas de pimentão</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i2.1057Palavras-chave:
Capsicum annuum, retenção de água, condicionador de soloResumo
O pimentão (Capsicum annuum) é uma hortaliça de grande importância socioeconômica no Brasil. Uma das principais etapas do sistema produtivo é a produção de mudas de qualidade e para isso é necessário um substrato com boa retenção de água e porosidade. A técnica da adição de hidrogel como condicionador de solo visa aumentar a capacidade de retenção de água em substratos para mudas. O objetivo deste trabalho foi analisar o desenvolvimento de mudas de pimentão com o uso de quatro doses do hidrogel Hydroplan-EB adicionado ao substrato Bioterra, sendo: 0; 1,0; 1,5 e 2,0 g kg-1 de substrato. O ensaio foi conduzido durante o período de março a abril de 2007, em viveiro telado da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Presidente Prudente – SP. Utilizou-se pimentão variedade Cascadura Ikeda. As variáveis avaliadas foram altura da planta; comprimento da raiz; número de folhas; massa seca da parte aérea e da parte radicular. O uso do hidrogel não promoveu diferenças no sistema radicular da muda de pimentão. Não houve efeito do hidrogel no comprimento da parte aérea, mas o hidrogel interferiu na massa seca da parte aérea, pois quando se aumentou a dose do hidrogel se observou como resposta o desenvolvimento de folhas e não o crescimento em altura promovendo um ajuste linear positivo significativo da massa seca da parte aérea com aumento da dose de hidrogel proporcionando uma muda de melhor qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).