<b>Expansão citrícola do município de Botucatu – SP, obtidas por meio de fotografias aéreas</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i2.1007Palavras-chave:
sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto, geoprocessamentoResumo
A expansão da citricultura no Estado de São Paulo e particularmente no Município de Botucatu, associada ao avanço das técnicas de monitoramento ambiental, como o sensoriamento remoto foram os fatores determinantes para o desenvolvimento da presente pesquisa. O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações espaço-temporal da citricultura no Município de Botucatu-SP, no período de 1962 a 2005, utilizando-se de geotecnologias, como: fotografias aéreas pancromáticas de 1962, 1972 e 1977 e coloridas de 2000 e 2005, associadas às técnicas de Sensoriamento Remoto e Sistema de Informações Geográficas - SIG. Os resultados obtidos permitiram concluir que a expansão citrícola do Município de Botucatu-SP teve um incremento de 3,41% e uma expansão de 65,27% no período de cinco anos (2000 a 2005); ou seja, um aumento de 12722,56 ha. As fotografias aéreas associadas ao SIG foram eficientes na determinação da expansão citrícola no Município de Botucatu-SP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).