<b>Aspectos de maturação de vagens e sementes de <i>Piptadenia viridiflora</i> relacionados a germinação e dormência</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i1.1005Palavras-chave:
períodos de coleta, impermeabilidade de tegumento, SurucucuResumo
O objetivo deste trabalho foi caracterizar os estádios de coleta de vagens em diferentes períodos após plena frutificação e relacioná-los ao potencial de germinação e indução da dormência por impermeabilidade de tegumento de sementes de surucucu. Foram realizadas oito coletas de frutos na região de Vitória da Conquista - Ba, no período de maio a julho de 2007, a partir da fase de plena frutificação, em intervalos de sete dias. O momento de cada data de coleta foi caracterizado por avaliações de teor de água, dimensões das sementes e índice Spad das vagens e sementes, sendo retiradas quatro amostras de dez vagens em cada lote. As sementes foram mantidas em condição de laboratório, permanecendo no interior das vagens e, após o período de 59 dias foi realizada a avaliação de germinação e dormência por impermeabilidade do tegumento. O ensaio foi organizado em delineamento inteiramente casualisado, com parcelas constituídas de rolos de papel germtest contendo 50 sementes. A intensidade da coloração verde de vagens e sementes, dimensões das sementes e número de sementes por vagens foram reduzidas com a idade de maturação, sendo possível a utilização do clorofilômetro portátil para esta finalidade. A germinação aumentou com os maiores períodos após plena frutificação, sendo indiretamente relacionada com a porcentagem de sementes duras e o teor de água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).