<b>Características do óleo de mamona da Cultivar BRS- 188 Paraguaçu
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v1i1.9Resumen
O objetivo deste trabalho foi determinar as características físico-químicas e físicas do óleo de mamona da cultivar BRS-188 Paraguaçu. Para a caracterização fi sico-química foram realizadas análises de umidade, acidez, peróxido, saponificação e iodo. Na caracterização física foram feitas as determinações de densidade, viscosidades a -15, -10, -5, 0, 20, 40, 60 e 80ºC, e o ponto de congelamento obtido através da curva de congelamento na temperatura de -196ºC. O teor de água encontrado foi aceitável; a acidez o classifi cou como comercial do tipo 1; o iodo enquadrou-o como semi-secos; e a refração evidenciou a sua qualidade, confi rmada pelo peróxido abaixo do limite máximo, mostrando a sua potencialidade para a indústria de cosméticos. As densidades e as viscosidades diminuíram com o aumento da temperatura e o onto de congelamento ocorreu um pouco acima de -90°C.Descargas
Publicado
16-03-2009
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).