<b>Adubação nitrogenada na cultura do milho em sistema plantio direto em ano com precipitação pluvial normal e com “El Niño”</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v1i1.4Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar a aplicação parcelada e antecipada de nitrogênio no milho em sistema plantio direto, em sucessão à aveia preta, em dois regimes hídricos. Os tratamentos foram: 1. aplicação de 150 kg de N ha-1 em pré-semeadura e 30 kg de N ha-1 na semeadura, com ocorrência de precipitações pluviais do El Niño de 1997/98; 2. aplicação da adubação nitrogenada (CFS RS/SC, 1994), sendo 30 kg de N ha-1 na semeadura e 30 kg de N ha-1 aos 31 e 57 dias após a emergência (DAE), com ocorrência do El Niño; 3. testemunha, sem nitrogênio e por ocasião do El Niño; e 4. aplicação da adubação nitrogenada (CFS RS/SC, 1994) com ocorrência de precipitações pluviais normais. O experimento foi conduzido no ano agrícola de 1998/99, na Universidade Federal de Santa Maria, no delineamento experimental inteiramente casualizado, com duas repetições. Utilizou-se oito lisímetros de drenagem, que foram protegidos das precipitações pluviais naturais por meio de uma cobertura móvel. Determinou-se a altura de plantas, índice de área foliar (IAF), massa seca da parte aérea, rendimento de grãos, porcentagem de N e o N total na massa seca e nos grãos. A aplicação de N, em ambos os regimes hídricos, não infl uenciou o IAF, altura de plantas, rendimento de grãos, porcentagem de N na massa de grãos e N total translocado para os grãos. A produção de massa seca de folhas e colmos, bem como o N total translocado para estas partes da planta, foi menor com a aplicação das precipitações pluviais consideradas normais em relação aos tratamentos com adubação nitrogenada e El Niño.Descargas
Publicado
15-03-2009
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).