<b>Aspectos dos efeitos do fungo Trichoderma spp. no biocontrole de patógenos de culturas agrícolas</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i3.1515Palabras clave:
controle biológico, fungos do solo, fitossanidade, estimulador de crescimento vegetalResumen
Controle biológico é considerado uma ferramenta natural e uma alternativa ecológica para superar os problemas causados por métodos químicos para a proteção de plantas. Dos fungos com potencial de antagonismo, o gênero Trichoderma é um dos mais pesquisados e estudados. Este fungo é um microrganismo naturalmente encontrado no solo, que apresenta uma importante função ecológica participando de diversos processos neste meio. O objetivo do trabalho é desenvolver uma discussão sobre aspectos do controle biológico, especialmente com relação efeitos do fungo Trichoderma spp. no biocontrole de patógenos de culturas agrícolas. Com as discussões ao longo do texto considera-se que o controle biológico é um sistema que está sendo alvo de frequentes e contínuas investigações se constituindo em uma alternativa importante para o controle de diferentes problemas de fitoassanidade que ocorrem na agricultura. Dentre os agentes que vem merecendo grande destaque nas investigações está o fungo Trichoderma spp, para o qual foram verificadas atuações como agente de biocontrole e em alguns casos como promotores de crescimento.Descargas
Publicado
20-12-2011
Número
Sección
Revisão Literária
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).