<b>Estimativa da água disponivel do solo por meio da teoria fractal
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v1i1.14Resumen
Inúmeras pesquisas têm se procurado aplicar a geometria fractal nas mais variadas áreas do conhecimento científico, tendo se mostrado bastante promissora na estimativa das propriedades físico-hídricas do solo, neste sentido objetivou-se com esta pesquisa estimar a água disponível do solo (AD) por meio da teoria fractal baseada em duas propriedades físicas de fácil determinação; a curva de retenção de água no solo e da distribuição do tamanho das partículas do solo. Para a aplicação do modelo proposto, os parâmetros, tais como: a dimensões fractal DSWRC e DPSD, medida fractais representativa da distribuição do tamanho dos poros e das partículas do solo, respectivamente, foram defi nidos como ferramentas descritivas para estimativa da curva de retenção no solo. Amostras do solo foram coletadas para três profundidades 0-20, 20-40 e 40-60 cm, totalizando 36 pontos amostrais. A comparação dos resultados obtidos com o modelo permitiu concluir que o modelo proposto é simples em sua utilização é capaz de predizer satisfatoriamente tanto a curva de retenção como a água disponível no solo.Descargas
Publicado
17-03-2009
Número
Sección
Artículos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).