<b>Intensidades de desfolha para qualidade de cachos da videira "Superior Seedless" no 'Submédio' São Francisco</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v5i1.1656Keywords:
Vitis vinifera L., produção, quantidade de folhasAbstract
A videira cv."Superior Seedless" tem boa aceitação no mercado externo e apresenta excelentes características comerciais, no entanto, sua produtividade é baixa e irregular. Objetivando avaliar a influência da desfolha manual na qualidade de cachos, plantas da cv. "Superior Seedless" foram submetidas a desfolhas manuais, deixando-se 5, 10, 15 e 20 folhas por ramo de produção. O estudo considerou as seguintes variáveis: produção por planta (kg), massa da matéria fresca (g), diâmetro (mm), comprimento (mm) e volume (ml) médio de bagas; sólidos solúveis (Brixº), acidez titulável (g.ácido tartárico/100 ml de polpa) e a relacão sólido solúveis (SS)/acidez titulavel (AT). Para as avaliações físico-químicas foram coletados três cachos por planta, dos quais foram retiradas todas as bagas, coletando-se em seguida uma amostra aleatória de 100 bagas. Verificou-se que apenas as variáveis comprimento e volume de bagas, apresentaram diferenças estatísticas (2,692 ± 0,117 cm, 6,485± 0,113 ml, respectivamente), sendo que, os tratamentos com 5, 10, 15 folhas apresentaram os melhores resultados e que a quantidade de folhas não interferiu na produção da "Superior Seedless", na Região do Submédio do Vale do São Francisco.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).