<b>Intensidades de desfolha para qualidade de cachos da videira "Superior Seedless" no 'Submédio' São Francisco</b>

Authors

  • Essione Ribeiro Souza Universidade Estadual Paulista
  • Valtamir Gonçalves Ribeiro UNEB/DTCS
  • José Anchieta de Assunção Pionório UNEB/DTCS

DOI:

https://doi.org/10.5777/paet.v5i1.1656

Keywords:

Vitis vinifera L., produção, quantidade de folhas

Abstract

A videira cv."Superior Seedless" tem boa aceitação no mercado externo e apresenta excelentes características comerciais, no entanto, sua produtividade é baixa e irregular. Objetivando avaliar a influência da desfolha manual na qualidade de cachos, plantas da cv. "Superior Seedless" foram submetidas a desfolhas manuais, deixando-se 5, 10, 15 e 20 folhas por ramo de produção. O estudo considerou as seguintes variáveis: produção por planta (kg), massa da matéria fresca (g), diâmetro (mm), comprimento (mm) e volume (ml) médio de bagas; sólidos solúveis (Brixº), acidez titulável (g.ácido tartárico/100 ml de polpa) e a relacão sólido solúveis (SS)/acidez titulavel (AT). Para as avaliações físico-químicas foram coletados três cachos por planta, dos quais foram retiradas todas as bagas, coletando-se em seguida uma amostra aleatória de 100 bagas. Verificou-se que apenas as variáveis comprimento e volume de bagas, apresentaram diferenças estatísticas (2,692 ± 0,117 cm, 6,485± 0,113 ml, respectivamente), sendo que, os tratamentos com 5, 10, 15 folhas apresentaram os melhores resultados e que a quantidade de folhas não interferiu na produção da "Superior Seedless", na Região do Submédio do Vale do São Francisco.

Author Biographies

Essione Ribeiro Souza, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Engenharia Agronômica, mestrado em Horticultura Irrigada pela Universidade do Estado da Bahia e doutoranda em Horticultura (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita de Filho. Atua principalmente nos seguintes temas: na Técnica de análise e fertilidade de gema em uva (Vitis vinifera (L.), prática de tensiômetria para determinação da curva característica do solo e irrigação.

Valtamir Gonçalves Ribeiro, UNEB/DTCS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1992), Mestrado em Fitotecnia (Cultura de Tecidos de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1997), Doutorado em Fitotecnia (Fruticultura) pela Universidade de São Paulo (2002). Bolsista (DCR - Desenvolvimento Científico Regional) PRODOC - FAPESB - Programa de Apoio a Instalação de Doutores no Estado da Bahia (01/03/2003 a 31/03/2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia, ministrando as disciplinas: Fruticultura (Graduação) e Fruticultura Tropical Irrigada (Mestrado em Horticultura Irrigada). Atua principalmente nos seguintes temas: fruticultura tropical, com ênfase em viticultura (uvas sem sementes) e espécies nativas, sistemas de produção, propagação de plantas e cultura de tecidos vegetais. Atualmente, encontra-se em curso de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus Botucatu, projeto intitulado "Avaliação de caracteristicas fisiologicas em acessos de videira visando à produção; e análises de arginina e carboidratos para definir espaçamento entre plantas da cv. Thompson Seedless".

José Anchieta de Assunção Pionório, UNEB/DTCS

possui graduação em ENGENHARIA AGRONÔMICA pela Universidade do Estado da Bahia (2009) e curso-tecnico-profissionalizante pela CEFET- Centro Federal de Educação Tecnológica de Petrolina- PE (1992) . Atualmente é TRABALHOS DE CAMPO - VISITAS TÉCNICAS do PIONÓRIO CONSULTORIA EM PRODUÇÃO DE UVA DE MESA e PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL N M 6. Tem experiência na área de Agronomia.

Published

26-07-2012

Issue

Section

Articles