<b>Espaçamento reduzido para o cultivo do sorgo granífero no sistema irrigado e em sequeiro</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i2.878Palavras-chave:
Sorghum bicolor (L.), densidade, irrigação, grão, semiáridoResumo
A restrição hídrica no Norte de Minas Gerais possibilitou que o sorgo (Sorghum bicolor L.) surgisse como boa opção para a região. Essa cultura tolera melhor as altas temperaturas e deficiências hídricas quando comparado à maioria dos outros cereais. Devido à importância do cultivo do sorgo na referida região, objetivou-se com a realização deste trabalho determinar o melhor arranjo de plantas do sorgo granífero em regime irrigado e sequeiro. Foram conduzidos dois experimentos em áreas contíguas, sendo um irrigado e outro sequeiro. Em cada experimento utilizaram-se as densidades de 100, 150, 200 e 250 mil plantas ha-1, e os espaçamentos entre linhas de 25, 50 e 75 cm. Cada experimento foi conduzido sob o delineamento experimental de blocos casualizados, em esquema fatorial 4 x 3, com quatro repetições, sendo quatro densidades e três espaçamentos. Os dados obtidos foram submetidos, inicialmente, a uma análise de variância individual. Posteriormente, foi realizada uma análise da variância conjunta envolvendo os dois experimentos. A redução dos espaçamentos entre fileiras promove incrementos na produtividade de grãos, independente da população de plantas adotada. Sorgo granífero cultivado com irrigação tem acréscimo da produtividade com a redução no espaçamento; contudo, o aumento da população de plantas em cultivos irrigados proporciona acréscimos na produtividade até um ponto de máximo, decrescendo a partir deste.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).