<b>Agrupamento de microbacias em função do tipo de solo</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1559Keywords:
agrupamentos de microbacias, métodos multivariados, componentes principaisAbstract
Este trabalho visou analisar os atributos do relevo através das variáveis: altitude máxima (HM); altitude média (Hmd); altitude mínima (Hm); a amplitude altimétrica (H); comprimento médio de vertente (CVm); comprimento mínimo de deflúvio (Cd); declividade média da amostra circular (I) e integral hipsométrica (IH), integral volumétrica (IV), altura média da integral volumétrica (hIV), altura média da integral hipsométrica (hIH) e desenvolvimento da erosão (DE) obtidos em 4 microbacias de terceira ordem de ramificação e três unidades de solo da bacia do Rio Capivara – Botucatu (SP), tendo como base cartográfica: fotografias aéreas coloridas, Carta Topográfica de Botucatu e Carta de solos do Município de Botucatu – SP. A distinção dos solos foi realizada através da análise de agrupamentos e de componentes principais. Os resultados obtidos permitiram concluir que os métodos se mostraram interessantes para indicação dos grupos semelhantes de microbacias. O primeiro componente principal possibilitou a discriminar as microbacias em função dos maiores valores das variáveis hIV, hIH, H, DE e I, indicando que quanto maior o valor da variável observada para a microbacia, maior será o poder discriminatório, enquanto que o maior valor do segundo componente principal, para variáveis do relevo, resultou em função dos maiores valores de HM, HMD e Hm. As variáveis hIV e hIH foram as que apresentaram maior poder discriminatório na formação dos grupos de microbacias mais similares.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).