<b>Caracterização físico-hídrica de solos submetidos a diferentes manejos</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1531Palavras-chave:
Capacidade de infiltração, sistemas de manejo, infiltrômetro de duplo anelResumo
Em virtude da elevada demanda produtiva de alimentos o homem necessitou explorar solos anteriormente ocupados com pastagens e florestas nativas. Contudo, tais práticas provocaram modificações na estrutura do solo, principalmente a densidade e capacidade de infiltração de água de determinadas áreas. O trabalho teve como objetivo avaliar a capacidade de infiltração de água no solo em diferentes sistemas de cultivo. Os sistemas de cultivo avaliados foram mata nativa (MN), plantio direto (PD), plantio convencional (PC), pastagem perene cultivada (PPC) e campo nativo (CN), avaliando-se capacidade de campo, densidade e velocidade de infiltração de água no solo. A área de mata nativa apresentou capacidade de infiltração de água no solo superior às áreas manejadas. Dentre as áreas cultivadas com culturas anuais, a área de PD apresentou maior velocidade de infiltração básica (VIB) (118 mm h‑1), enquanto que a área de PPC apresentou 61 mm h‑1, tendo a área de pastejo apresentado a maior VIB. Conclui-se neste trabalho que solos de mata nativa apresentam melhores características físicas, seguido pela área manejada com plantio direto, possibilitando melhores valores de capacidade de infiltração de água no solo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).