ESTUDO SOBRE OS CAMINHOS DECOLONIAS: QUE CONHECIMENTOS ESTAMOS CONSTRUINDO NA UNIVERSIDADE?

Autores

  • Marcia Regina Ferreira Universidade Federal do Paraná (UFPR) https://orcid.org/0000-0003-1546-2841
  • Carolina Schmidt Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Diego Cavalheiro Costa Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Valdecir Emerson Schneider Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5935/2763-9673.20230010

Resumo

Este artigo versa sobre que conhecimentos estamos construindo nas universidades brasileiras e sobre algumas questões que emergem ao refletirmos sobre isso: Que tecnologia está sendo discutida nas universidades? Que ciência está sendo construída nas universidades? Que conhecimentos estamos construído a partir de ações a favor da justiça, da igualdade e da diversidade epistêmica? Questões relevantes para a sociedade refletir, em especial, para os profissionais da educação que atuam no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica no Brasil. Tem-se como objetivo geral, investigar e analisar a partir de epistemologias decoloniais, os conceitos de ciência e tecnologia para o desenvolvimento humano. Enquanto objetivos específicos, buscou-se: mapear e discutir o estado da arte da abordagem decolonial e suas variações; fomentar a discussão sobre novas interpretações da ciência e tecnologia a partir de Álvaro Pinto e Fals Borda; compreender os conceitos de ciência e tecnologia no contexto da decolonialidade a fim de construir caminhos decoloniais. Por fim, busca-se conhecer os estudos decoloniais já realizados, a fim de refletir sobre que caminhos estamos construindo e que conhecimentos estamos construindo nas universidades. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, pautadas em artigos científicos e livros de autores latino-americanos, em especial, os autores Álvaro Vieira Pinto (1969,2005 e 2008) e Orlando Fals Borda (1982,1978,2009 e 2009a), visando produzir uma nova compreensão dos conceitos de ciência e tecnologia, como também concretizar conhecimento acerca da abordagem decolonial. Além disto, foi realizado um estudo bibliométrico em seis principais sites acadêmicos de artigos e periódicos para coletar dados referentes ao tema decolonialidade na ciência e na tecnologia, detectando abrangência e extensão de sua divulgação. Ao pesquisar as perspectivas da Ciência e Tecnologia, buscou-se uma discussão a fim de fomentar a superação da idealização das teorias de outros, e por meio dessa a superação do culturalismo científico o enriquecimento acadêmico do saber sistêmico e endógeno. Ao abordar estas novas contribuições ao debate da ciência e da tecnologia, assinala a necessidade de uma descolonização epistêmica e a valorização do nosso contexto, a fim de construir de uma nova geopolítica do conhecimento.

Biografia do Autor

Marcia Regina Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Administração(2000) e mestrado em Administração(2003), ambos realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente é professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT/UFPR- Curitiba), também é pesquisadora e coordenadora da linha de pesquisa "Políticas Públicas e Sustentabilidade" do Curso de Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Carolina Schmidt, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Curso de Graduação: Tecnologia em gestão pública – UFPR
Pesquisadora do Programa Institucional de Bolsa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI da Universidade Federal do Paraná.

Diego Cavalheiro Costa, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Curso de Graduação: Tecnologia em gestão pública – UFPR
Pesquisador do Programa Institucional de Bolsa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI da Universidade Federal do Paraná.

Valdecir Emerson Schneider, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Curso de Graduação: Tecnologia em gestão pública – UFPR
Pesquisador do Programa Institucional de Bolsa em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação- PIBITI da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

05-04-2024

Edição

Seção

Artigos