MODELAGEM CONCEITUAL DO e-SISTAFE: CONFIRMAÇÕES E ASPIRAÇÕES NA SUA IMPLEMENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20220009Resumo
O presente relato trata do resgate da percepção dos atores envolvidos na concepção e na implementação do modelo conceitual do sistema de arrecadação financeira do estado em Moçambique. O estudo envolveu a extração de conceitos embutidos em sua modelagem conceitual, para comparação vis-à-vis com as especificações e as implementações modulares feitas pelos profissionais da equipe de tecnologia do Ministério da Fazenda daquele país da África, bem como a impressão sobre o funcionamento dos mesmos, colhidas aos usuários do chamado sistema de controle interno das finanças. O estudo foi conduzido em Maputo por meio de um estudo de caso com entrevistas em profundidade e concluiu pela adequação parcial do sistema ao modelo legal – para líderes e desenvolvedores – e algum percurso ainda a concorrer para satisfazer às aspirações dos utilizadores não técnicos do sistema.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.