RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO ACADÊMICO

Autores/as

  • Victor Hugo Vasconcelos Aguiar Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba
  • Vagner Alves Arantes Universidade Federal do Paraná
  • Maria Auxiiliadora da Silva Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.5935/2763-9673.20230011

Resumen

O presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre o uso das redes sociais e o engajamento acadêmico de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação. Este estudo classificou-se como uma abordagem quantitativa de característica descritiva. Foram aplicados questionário entre estudantes de graduação que foi disponibilizado em grupos de Facebook para os estudantes de contabilidade e de outras áreas de diferentes universidades do Brasil, além de ser encaminhado e-mail aos estudantes convidando-os para participar da pesquisa. A coleta de dados foi constituído por três blocos (frequência e intensidade de uso das redes sociais, engajamento acadêmico e características sociodemográficas) tendo obtido 201 respostas válidas no ano de 2021. Os resultados indicaram que o uso das redes sociais Snapchat, Facebook e Whatsapp estão positiva e significativamente relacionada com algumas assertivas de engajamento acadêmico. O que sugere que apesar do uso desses aplicativo, os estudantes conseguem se manter concentradas nas atividades acadêmicas. Porém ao se falar do Instagram, os dados apontaram uma relação significativa e negativa com algumas assertivas de engajamento acadêmico, indicando que o uso intensivo da rede pode afetar o engajamento acadêmico. Espera-se que os achados desse estudo possam servir de ponto de partida para o alinhamento das metodologias de ensino e tecnologia, minimizando o impacto negativo do uso das redes sociais no engajamento acadêmico.

Biografía del autor/a

Victor Hugo Vasconcelos Aguiar, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Vagner Alves Arantes, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (PPGCONT-UFPR)

Professor no Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFPR (PPGONT-UFPR)

 

Maria Auxiiliadora da Silva, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Mestra em Contabilidade pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora no curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Publicado

05-04-2024

Número

Sección

Artigos