RELAÇÃO ENTRE USO DAS REDES SOCIAIS E ENGAJAMENTO ACADÊMICO
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20230011Resumen
O presente estudo teve por objetivo analisar a relação entre o uso das redes sociais e o engajamento acadêmico de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação. Este estudo classificou-se como uma abordagem quantitativa de característica descritiva. Foram aplicados questionário entre estudantes de graduação que foi disponibilizado em grupos de Facebook para os estudantes de contabilidade e de outras áreas de diferentes universidades do Brasil, além de ser encaminhado e-mail aos estudantes convidando-os para participar da pesquisa. A coleta de dados foi constituído por três blocos (frequência e intensidade de uso das redes sociais, engajamento acadêmico e características sociodemográficas) tendo obtido 201 respostas válidas no ano de 2021. Os resultados indicaram que o uso das redes sociais Snapchat, Facebook e Whatsapp estão positiva e significativamente relacionada com algumas assertivas de engajamento acadêmico. O que sugere que apesar do uso desses aplicativo, os estudantes conseguem se manter concentradas nas atividades acadêmicas. Porém ao se falar do Instagram, os dados apontaram uma relação significativa e negativa com algumas assertivas de engajamento acadêmico, indicando que o uso intensivo da rede pode afetar o engajamento acadêmico. Espera-se que os achados desse estudo possam servir de ponto de partida para o alinhamento das metodologias de ensino e tecnologia, minimizando o impacto negativo do uso das redes sociais no engajamento acadêmico.
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