INTELIGÊNCIA EMOCIONAL APLICADA NO DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS NO PÓS PANDEMIA DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20230007Resumen
Este trabalho surge da compreensão da necessidade de expor os ganhos do estudo da Inteligência Emocional (IE) para o ambiente organizacional e para toda a sociedade. O cenário extremamente competitivo e voraz em que os ambientes organizacionais veem se tornando no século XXI, sugere que o entendimento de ciências que tratam do comportamento humano são elementos-chave para se obter êxito. Em 2023, após três anos de pandemia de COVID-19, é visível que, de modo geral, as pessoas estão mais sensíveis e consequentemente mais propensas a conflitos ou problemas que antes eram resolvidos de maneira mais simples. O cenário organizacional mudou e exige que seus líderes acompanhem essas mudanças e estejam preparados para lidar com pessoas, que por sua vez são guiadas por suas emoções, e não apenas para fazer uma análise fria de resultados. Através de uma revisão bibliográfica, este trabalho se propôs a analisar e compreender de maneira mais precisa a relevância das pesquisas sobre IE, bem como sua aplicabilidade em variados contextos, avanços e contribuições futuras, sobretudo diante das incertezas e transformações resultantes da pandemia de COVID-19. Como resultado pode-se verificar que a Inteligência Emocional (IE) tornou-se praticamente consensual no ambiente organizacional, sendo fundamental para o desempenho e a liderança eficaz, principalmente em momentos de crises e incertezas, como foi no período da pandemia de COVID-19.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.