POLÍTICA PÚBLICA EDUCACIONAL: DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores/as

  • Walter Domingos Borges Gonçalves UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5935/2763-9673.20220018

Resumen

As Instituições de Ensino Superior vêm enfrentando diversas dificuldades de implementação do ensino remoto, não somente pela pandemia, mas também pelos cortes de recursos nos últimos anos, que limita o funcionamento na sua íntegra. O presente trabalho busca refletir acerca das políticas públicas educacionais, a sua relação com os cortes de verbas e o sucateamento do ensino superior agravado com a pandemia. Atribui-se a esta pesquisa uma natureza qualitativa, cujas técnicas de obtenção de dados foram por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, e para interpretação de dados utilizou-se a análise de conteúdo temático. Conclui-se que, as verbas cortadas durante a pandemia da Covid-19 afetaram diretamente a permanência dos estudantes nas universidades, tendo em vista que inúmeros estudantes dependem dos subsídios amparados pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) para sua permanência nas universidades.

Publicado

28-04-2023

Número

Sección

Dossiê Análise de Políticas Públicas