PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM COOPERATIVAS: UMA ANÁLISE DA LEI COOPERATIVISTA BRASILEIRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5935/2763-9673.20210010

Resumen

As instituições sejam elas formais ou informais, tem um papel fundamental para que a interação social aconteça de forma estruturada. As regras formais interferem no ambiente de negócios com o intuito de reduzir a incerteza e permitir as trocas de forma estável. Como instituição formal do setor cooperativista e objeto de análise do presente estudo, tem-se a Lei Federal nº 5.764/1971. Esse ensaio teórico busca identificar de que forma as práticas de Governança Corporativa estão inseridas na Legislação Cooperativista Brasileira. Especificamente, o estudo correlaciona trechos da Lei Federal nº 5.764/1971 com boas práticas de Governança Corporativa. Concluiu-se que, mesmo sido criada em 1971, a lei demonstra que algumas obrigações definidas e pautadas nos princípios cooperativistas, apresentam-se contemporâneas quando correlacionadas às práticas de Governança Corporativa, recomendadas por mecanismos institucionais privados. Os resultados apresentam pontos na Lei que têm a mesma essência das práticas de Governança Corporativa sugeridas em manuais.

Biografía del autor/a

Alessandra Hocayen Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS; Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e Graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Silvia Morales de Queiroz Caleman, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós Doutora em Economics of Organization (Rotterdam School of Management/ Erasmus University); Doutora em Administração pela FEA /USP (Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora adjunta no curso de graduação e na pós graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Publicado

02-01-2022

Número

Sección

Artigos