ATIVOS INTANGÍVEIS: CARACTERÍSTICAS DAS PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS NACIONAIS DA ÁREA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20210002Resumen
Esta pesquisa explorou a produção acadêmica que abordou Ativos Intangíveis, nos periódicos nacionais classificados como da área de Ciências Contábeis, pela Associação Nacional de Cursos de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) e com Qualis na CAPES. O período analisado foi de 2001 a 2018. Foram pesquisados 36 periódicos e selecionados 89 artigos de 23 revistas. Na seleção dos artigos foram empregados os seguintes termos: ativos intangíveis; intangível; contabilização do intangível; reconhecimento de intangíveis; mensuração de intangíveis. As análises envolveram: periódicos, palavras-chave, autores e coautores, ano de publicação, instituição dos autores e coautores, método e técnica de pesquisa, citações, referências, entre outros dados. A partir do estudo bibliométrico, os resultados evidenciaram que o ano de 2014 foi o com maior número de publicações com o tema, destacou-se o periódico Pensar Contábil como a principal revista para o tema Ativo Intangível, entre os anos de 2001 a 2018, com onze publicações sobre o tema. Prevaleceram publicações em coautoria e a predominância de referências bibliográficas de artigos em periódicos, com 33% do total das referências. As instituições de ensino com mais autores foram a Universidade Regional de Blumenau e a Universidade Federal de Santa Catarina. A análise bibliométrica, utilizando a Lei de Lotka, revelou que o número de autores com uma única publicação é maior do que o indicado pelo padrão de Lotka, e que as áreas da contabilidade detêm de um padrão bibliográfico específico. As palavras de maior frequência nos artigos analisados, Lei de Zipf, foram: Intangível, Ativo, Empresa, Contábil, Resultado, Informação.
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.