O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA CONTINUIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE IMPLANTAÇÃO DO GOVERNO ELETRÔNICO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5935/2763-9673.20220016Abstract
A pandemia de COVID-19 gerou profundos impactos na relação entre os governos e os cidadãos e, em especial, nas necessidades da prestação de serviços pelos canais on-line, diante da necessidade de isolamento social. Em que pese muitos estudos de qualidade sobre Governo Eletrônico estão sendo produzidos, uma questão chama a atenção de forma mais contundente: os governos estão aproveitando a janela de oportunidade para consolidar as políticas públicas para universalizar os serviços pela internet para seus cidadãos? Dentro deste contexto, o presente estudo analisou as políticas públicas aplicadas em prol da implementação do Governo Eletrônico no Brasil na década que antecedeu a pandemia (2010 a 2020), com o objetivo de verificar se o advento da pandemia de COVID-19 resultou em alguma mudança que pode ser explicada pela aplicação do modelo teórico do Equilíbrio Pontuado de Análise de Políticas Públicas. A partir de uma apresentação histórica das principais iniciativas da Administração Pública Federal em termos de implantação do Governo Eletrônico é realizada uma análise comparativa com as pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), para analisar a evolução das políticas públicas no referido período com o objetivo de verificar se realmente houve alguma mudança significativa do curso das ações do Governo Federal na prestação de serviços pela internet aos cidadãos, em face à pandemia de COVID-19.
Published
Issue
Section
License
Os termos da Declaração de Direito Autoral ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do artigo científico, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.
O(s) Autor(es) cujos trabalhos foram aceitos para publicação na REOC concorda(m) com os termos das Declarações de Direitos Autorais a seguir:
Declaração de Autoria
Declaro ser autor do manuscrito (artigo científico), submetido à apreciação da Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC. Declaro ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei n. 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na Pesquisa. Declaro ter adquirido os direitos autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultados de entrevistas e manifestações orais ou escritas de atores sociais envolvidos na pesquisa.
Declaração de Cessão de Direito Autoral
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo científico) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista de Estudos em Organizações e Controladoria – REOC (Editora da UNICENTRO) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro permitir o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria, bem como, o licenciamento sob a Creative Commons Attribution License.