PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA EM COOPERATIVAS: UMA ANÁLISE DA LEI COOPERATIVISTA BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5935/2763-9673.20210010

Resumo

As instituições sejam elas formais ou informais, tem um papel fundamental para que a interação social aconteça de forma estruturada. As regras formais interferem no ambiente de negócios com o intuito de reduzir a incerteza e permitir as trocas de forma estável. Como instituição formal do setor cooperativista e objeto de análise do presente estudo, tem-se a Lei Federal nº 5.764/1971. Esse ensaio teórico busca identificar de que forma as práticas de Governança Corporativa estão inseridas na Legislação Cooperativista Brasileira. Especificamente, o estudo correlaciona trechos da Lei Federal nº 5.764/1971 com boas práticas de Governança Corporativa. Concluiu-se que, mesmo sido criada em 1971, a lei demonstra que algumas obrigações definidas e pautadas nos princípios cooperativistas, apresentam-se contemporâneas quando correlacionadas às práticas de Governança Corporativa, recomendadas por mecanismos institucionais privados. Os resultados apresentam pontos na Lei que têm a mesma essência das práticas de Governança Corporativa sugeridas em manuais.

Biografia do Autor

Alessandra Hocayen Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS; Pós-graduada em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e Graduada em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa - UFV.

Silvia Morales de Queiroz Caleman, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós Doutora em Economics of Organization (Rotterdam School of Management/ Erasmus University); Doutora em Administração pela FEA /USP (Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo), Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora adjunta no curso de graduação e na pós graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Downloads

Publicado

02-01-2022

Edição

Seção

Artigos