Impacto da escolha do mecanismo de transferência de conhecimento no desempenho das franquias brasileiras<p>Impact of the choice of knowledge transfer mechanism on the performance of brazilian franchises
Palavras-chave:
Franquia, Transferência de conhecimento, DesempenhoResumo
O sistema de franquias tem atraído a atenção do mercado e da academia porque pode proporcionar ganho de escala, bem como amplitude do reconhecimento da marca – sob o ponto de vista do franqueador –, e sendo visto como alternativa na redução de riscos, por parte do franqueado. Considera-se que tal sistema é bem-sucedido quando possibilita resultados financeiros positivos a todos aqueles que investiram seus recursos. A presente pesquisa quantitativa tem como objetivo analisar o grau de influência das distintas ferramentas de transferência de conhecimento (mecanismos) entre franqueador e franqueado no desempenho das unidades franqueadas, tendo como orientação bibliográfica as teorias de Recursos (RBV-Resource-Based View), de Conhecimento (KBV-Knowledge-Based View) e da Riqueza das Informações. As variáveis dependentes escolhidas para medir o desempenho financeiro são a lucratividade e a rentabilidade das unidades da rede. As variáveis independentes – os mecanismos de transferência de conhecimento – são inicialmente agrupadas e classificadas entre aquelas de baixo grau de riqueza de informação (LIR), cujo foco está na troca e na apreensão de conhecimento explícito ou codificado (por exemplo, relatórios, manuais, e-mails, intranet e banco de dados), e aquela de alto grau de riqueza de informação (HIR), cujo foco está na troca de conhecimento tácito ou não codificado (por exemplo, treinamento em classe, treinamento em campo, seminários, visitas às unidades e encontros formais). As evidências empíricas mostram que a escolha dos mecanismos de transferência de conhecimento tem influência na rentabilidade.
Referências
ABF - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FRANCHISING. (2021). Relação de franquias. Disponível em: https://www.abf.com.br/. Acesso em 27 mar. 2023.
ADEIZA, A., MOON, B.Y., MALEK, M.A., ISMAIL, N.A., HARIF, M.A.A.M. (2017) Franchisors' support services and their consequences: Resource-based view and expectation-confirmation perspectives. Journal of Distribution Science, 15(9) 37-52.
AGOSTINE, L., NOSELLA, A., SARALA, R., SPENDER, J.C., WEGNER, D. (2020) Tracing the evolution of the literature on knowledge management in inter-organizational contexts: a bibliometric analysis. Journal of Knowledge Management, Vol. 24, No. 2, pp. 463-49.
AGUIAR, H.S., CONSONI, F. (2017) Fatores e métricas que influenciam no desempenho de franqueados: uma abordagem com base em franquias brasileiras. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (Unisul), v.10, n. 2.
ALMEIDA, D.J.G., CRUZ, A.B. (2020) Successful replication of knowledge in the growth of service organizations: evidence from Spanish hotel chains. Journal of Knowledge Management, Vol. 24, No. 9, pp. 2217-2241.
BARNEY, J.B. (1991) Firm, Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, 17, pp. 90-120.
COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. (1990) Absortive Capacity: A New Perspective on Learning. Administrative Science Quarterly.
DAFT, R.L., LENGEL, R.H. (1983). Information Richness: A New Approach to Managerial Behavior and Organization Design. Organizational Effectiveness Research Programs May, Office of Naval Research.Texas A.M. University. 1-60.
FALCÓN, C.D., MONROY, M.F., SÁNCHEZ, I.G., RODRÍGUEZ, J.L.B. (2021) Training as an internal marketing tool within the franchise system. Journal of Service Theory and Practice, Vol. 31 No. 3, pp. 396-422.
GOROVAIA, N. (2003) Performance of Franchising Networks: Conceptual Framework. Paper presented at the EMNet-Conference on "Economics and Management of Franchising Networks" Vienna, Austria, June 26 – 28, 2003.
GOROVAIA, N. (2017) Knowledge Transfer in Franchising. Forthcoming in “Handbook of Research on Franchising”. Eds. Hoy, F; Terry, A. and Perrigot R., Edward Elgar.
GOROVAIA, N.; WINDSPERGER, J. (2010) The Use of Knowledge Transfer Mechanisms in Franchising. Knowledge and Process Management, Volume 17 Number 1 pp 12–21.
GOROVAIA, N.; WINDSPERGER, J. (2013) Determinants of knowledge transfer strategy in franchising: integrating knowledge-based and relational governance perspectives. The Service Industries Journal, 33:12, 1117-1134.
IYENGAR, K., SWEENEY, J.R, MONTEALEGRE, R. (Sep 2015). Information technology use as a learning mechanism: the impact of IT use on knowledge transfer effectiveness, absorptive capacity, and franchising performance. MIS Quarterly Vol. 39 No. 3, pp. 615-641.
LAVIERI, C. A. (2008). Sistemas de Avaliação de Desempenho aplicados em Redes de
LITZ, R.A., STEWART, A.C. (1998) Franchising for sustainable advantage? Comparing the performance of independent retailers and trade-name franchisees. Journal of Business Venturing, 13, 131-150.
MAALOUF, J.T., COMBS, J., GILLIS, W.E., PERRYMAN, A. (2020) Replicate or adapt? Franchising and organizational routines. Journal of Knowledge Management, Vol. 24, No. 4, pp. 775-798.
MACDIARMID, J.; THOLAN, T.; MUSINGWINI, C. (2018). Analysis of key value drivers for major mining companies for the period 2006–2015. Resources Policy, v. 56, p. 16-30.
MAHRINASARI, M.S., HUSSAIN, F., YAPANTO, L.M., INFANTES, S.M.E, UNTARI, D.T., YUSRIADI, Y., DIAH, A. (2021) The impact of decision-making models and knowledge management practices on performance. Academy of Strategic Management Journal, Volume 20, Special Issue 2.
MINGUELA-RATA, B., LÓPEZ-SÁNCHEZ, J.I., RODRÍGUEZ-BENAVIDES, M.C. (2009). The effect of knowledge complexity on the performance of franchise systems in the service industries: an empirical study. Serv Bus, 3:101–115.
MINGUELA-RATA, B., LÓPEZ-SÁNCHEZ, J.I., RODRÍGUEZ-BENAVIDES, M.C. (2010). Knowledge transfer mechanisms and the performance of franchise systems: An empirical study. Journal of Business Management, Vol. 4(4), pp. 396-405.
MISHRA, C. (2017) The Theory of Franchising. In book: Creating and Sustaining Competitive Advantage, (pp.307-355).
MUHAMMED, S., ZAIM, H. (2020) Peer knowledge sharing and organizational performance: the role of leadership support and knowledge management success. Journal of Knowledge Management, DOI: 10.1108/JKM-03-2020-0227.
NONAKA, I. (1991). The knowledge-creating company. Harvard Business Review, pp. 96-104.
RHODES, J., HUNG, R., LOK, P., YA‐HUI LIEN, B., & WU, C. M. (2008). Factors influencing organizational knowledge transfer: implication for corporate performance. Journal of knowledge management, 12(3), 84-100.
WINDSPERGER, Joseph, GOROVAIA, Nina (2011). Knowledge attributes and the choice of knowledge transfer mechanism in networks: the case of franchising. Journal of Management Governance, 15:617–640.
WINDSPERGER, Joseph, GOROVAIA, Nina (2007). The Choice of Knowledge Transfer Mechanisms in Franchising Networks. A Property Rights View. Center of Business Studies, University of Vienna.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.