Homem ou Máquina? Um estudo exploratório do desempenho do Chat GPT 3.5 no Exame de Suficiência do CFC<p>Man or machine? An exploratory study of GPT 3.5 chat performance in the CFC sufficiency exam
Palavras-chave:
Inteligência Artificial. Contabilidade. Tecnologia. ChatGPT.Resumo
Chat GPT é um chatbot (programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas) de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI que é projetado para fornecer interações conversacionais semelhantes às humanas. Ele é construído em cima dos modelos GPT-3.5 e GPT-4 da OpenAI e funciona reunindo dados da internet escritos por pessoas e usando previsões de computação para responder a perguntas e consultas inseridas pelos usuários. Mas, afinal, seria a máquina capaz de superar o ser humano na resolução de testes ou exames de qualificação? Para responder essa questão, o presente artigo tem como objetivo explorar o nível de acerto do ChatGPT nos exames de Suficiência (1º Exame de Suficiência de 2022) e de Qualificação Técnica do CFC (edição de 2023). Os resultados mostram que o chatbot obteve aproveitamento superior a 50% em todos os testes aplicados, índice suficiente para aprovação de um candidato. Esta pesquisa complementa artigos anteriores e demonstra a aplicação da tecnologia de IA e Processamento de Linguagem Natural na área contábil e fornece evidências relevantes para o aperfeiçoamento do ensino em contabilidade, considerando a máquina aliada do ser humano no desenvolvimento de novas habilidades.
Referências
ALSHATER, M. Exploring the Role of Artificial Intelligence in Enhancing Academic Performance: A Case Study of ChatGPT. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=4312358>.
ALSHURAFAT, C. H. The usefulness and challenges of chatbots for accounting professionals: application on. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=4345921>.
AYDIN, Ö.; KARAARSLAN, E. Is ChatGPT Leading Generative AI? What is Beyond Expectations? [s.l.] APA, 2023. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/367525655>.
BAIDOO-ANU, D.; ANSAH, L. O. Education in the Era of Generative Artificial Intelligence (AI): Understanding the Potential Benefits of ChatGPT in Promoting Teaching and Learning. SSRN, 2023.
BOMMARITO, J. et al. GPT as Knowledge Worker: A Zero-Shot Evaluation of (AI)CPA Capabilities. 11 jan. 2023.
BOMMARITO, M. J.; KATZ, D. M. GPT Takes the Bar Exam. SSRN Electronic Journal, 29 dez. 2022.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC). Brasília, 15 maio 2015. Disponível em: <https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/Res_1486.pdf>. Acesso em: 26 maio. 2023
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC PA 13 (R3) – Exame de Qualificação Técnica Para Auditor. , 2020. Disponível em: <https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCPA13(R3).pdf>. Acesso em: 30 abr. 2023
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Edital EQT Auditoria e Perícia No 1/2023 - Exame de Qualificação Técnica Para Registro no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade. , 2023. Disponível em:
COPELAND, B. J. Artificial intelligence (AI) | Definition, Examples, Types, Applications, Companies, & Facts | Britannica, 2023. (Nota técnica).
DOWLING, M.; LUCEY, B. ChatGPT for (Finance) research: The Bananarama Conjecture. Finance Research Letters, v. 53, 1 maio 2023.
FARSEEV, A. Is Bigger Better? Why The ChatGPT Vs. GPT-3 Vs. GPT-4 “Battle” Is Just A Family Chat. Disponível em: <https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2023/02/17/is-bigger-better-why-the-chatgpt-vs-gpt-3-vs-gpt-4-battle-is-just-a-family-chat/?sh=63b43e275b65>. Acesso em: 26 maio. 2023.
FRANKENFIELD, J.; SCOTT, G. Artificial Intelligence: What It Is and How It Is Used. Disponível em: <https://www.investopedia.com/terms/a/artificial-intelligence-ai.asp>. Acesso em: 26 maio. 2023.
GARATTONI, B. O futuro da inteligência artificial – e o que vem depois do ChatGPT | Super. Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/o-futuro-da-inteligencia-artificial-e-o-que-vem-depois-do-chatgpt>. Acesso em: 26 maio. 2023.
GEORGE, B. ST.; S. GILLIS, A. What is the Turing Test? | Definition from TechTarget. Disponível em: <https://www.techtarget.com/searchenterpriseai/definition/Turing-test>. Acesso em: 26 maio. 2023.
GIATTINO, C. et al. Artificial Intelligence. Our World in Data, 2022.
GUO, X. Research on the Transition from Financial Accounting to Management Accounting under the Background of Artificial Intelligence. Journal of Physics: Conference Series. Anais...Institute of Physics Publishing, 28 nov. 2019.
HEAVEN, W. D. ChatGPT is everywhere. Here’s where it came from | MIT Technology Review. Disponível em: <https://www.technologyreview.com/2023/02/08/1068068/chatgpt-is-everywhere-heres-where-it-came-from/>. Acesso em: 26 maio. 2023.
HUTANU, A. How ChatGPT works and AI, ML & NLP Fundamentals | Pentalog. Disponível em: <https://www.pentalog.com/blog/tech-trends/chatgpt-fundamentals/>. Acesso em: 27 maio. 2023.
LOPES, A. ChatGPT: conheça a inteligência artificial capaz de escrever artigos, roteiros e músicas | Exame. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/chatgpt-conheca-a-inteligencia-artificial-capaz-de-escrever-artigos-roteiros-e-musicas/>. Acesso em: 26 maio. 2023.
MADHAVI, S.; KUMAR, V. QUALITATIVE REVIEW OF LITERATURE FOR ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN TODAY’S BUSINESS SCENARIO. Perspectives on Business Management & Economics, v. IV, p. 66–76, 2021.
MASLEJ, N. et al. Artificial Intelligence Index Report 2023 Introduction to the AI Index Report 2023. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://aiindex.stanford.edu/wp-content/uploads/2023/04/HAI_AI-Index-Report_2023.pdf>. Acesso em: 15 maio. 2023.
MELO, L. R. D. DE; PAGNAN, C. L. Prática de Texto: Leitura e redação. 3a Edição ed. São Paulo: A!, 2008.
MERTENS, F. THE USE OF ARTIFICIAL INTELLIGENCE IN CORPORATE DECISION-MAKING AT BOARD LEVEL: A PRELIMINARY LEGAL ANALYSIS WP 2023-01 Working Paper Series The use of artificial intelligence in corporate decision-making at board level: A preliminary legal analysis. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=4339413>. Acesso em: 26 maio. 2023.
NUNES, D. et al. Evaluating GPT-3.5 and GPT-4 Models on Brazilian University Admission Exams. 29 mar. 2023.
OLIVEIRA JUNIOR, J. C. R. DE. ChatGPT: Desempenho do chatbot no exame de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade. Revista Finanças Fecap, [s.d.].
PAVLIK, J. V. Collaborating With ChatGPT: Considering the Implications of Generative Artificial Intelligence for Journalism and Media Education. https://doi.org/10.1177/10776958221149577, v. 78, n. 1, p. 84–93, 7 jan. 2023.
PERLMAN, A. THE IMPLICATIONS OF CHATGPT FOR LEGAL SERVICES AND SOCIETY. 2022.
SCHROER, A. Artificial Intelligence (AI): What Is AI and How Does It Work? | Built In. Disponível em: <https://builtin.com/artificial-intelligence>. Acesso em: 26 maio. 2023.
SCIALOM, T.; CHAKRABARTY, T.; MURESAN, S. Fine-tuned Language Models are Continual Learners. Proceedings of the 2022 Conference on Empirical Methods in Natural Language Processing, EMNLP 2022, p. 6107–6122, 24 maio 2022.
THORP, H. H. ChatGPT is fun, but not an author. ScienceAmerican Association for the Advancement of Science, , 27 jan. 2023.
VIANNA, H. M. Flutuações de julgamentos em provas de redação. Cadernos de Pesquisa, v. 19, p. 5–9, 1976.
ZAREMBA, A.; DEMIR, E. ChatGPT: Unlocking the Future of NLP in Finance* ChatGPT, OpenAI. ‡. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://ssrn.com/abstract=4323643>.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.