As agências de desenvolvimento local e regional: a busca de um arranjo institucional à luz da teoria do desenvolvimento endógeno<p>Local and regional development agencies: the search for an institutional arrangement in the light of theory endogenous development
Palavras-chave:
agência, desenvolvimento, empreendedorismo, comunidade, regiãoResumo
O presente artigo propõe a discussão em torno da atuação das agências de desenvolvimento local e regional à luz da teoria do desenvolvimento local endógeno, investigando sua base conceitual, suas estratégias políticas/discursivas e suas principais fragilidades. Também propõe definir os limites, possibilidades e alternativas para a elaboração de políticas de desenvolvimento endógeno local e regional com inclusão social e participação das comunidades locais. Embora seja um tema de caráter universal, visto as experiências existentes em várias regiões do mundo, o universo pesquisado concentra-se na região Sul do Brasil, em especial na análise das agências localizadas no estado do Paraná. Pelas particularidades constatadas em regiões e locais distintos, a construção de um modelo de arranjo produtivo que possa ser utilizado de forma geral constitui-se em um grande desafio. Assim, pretende-se aqui demonstrar a importância das agências ou conselhos de desenvolvimento local e regional na concretização de projetos de alcance social, principalmente em localidades reconhecidamente fragilizadas, ao mesmo tempo em que se propõe a apresentar uma concepção de gestão dessas entidades que tenham como premissa um bom desempenho organizacional. Ao atender tal requisito, criam-se as condições básicas para a obtenção de resultados econômicos que possibilitem o sucesso dos empreendimentos, tornando-os mais competitivos e comprometidos com os objetivos do desenvolvimento de suas comunidades.Referências
BANDEIRA, Pedro. TEXTO PARA DISCUSSÃO No 630. Participação, Articulação de Atores Sociais e Desenvolvimento Regional. Brasília, fevereiro de 1999.
BRAGA, Tânia Moreira. Desenvolvimento local endógeno: entre a competitividade e a cidadania. São Paulo: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, nº 5, p. 23-37, USP, maio de 2002.
DOWBOR, Ladislaw. O que é poder local. São Paulo: Brasiliense, 1999.
FILIPPIN, Eliane S.; ROSSETTO, Carlos Ricardo; HERMES, Fátima Maria Franz. A gestão do desenvolvimento regional: análise de uma experiência no Meio-Oeste catarinense. Cadernos EBAPE.BR, vol. 3, n.2. p. 01-13. Rio de Janeiro: julho, 2005.
HADDAD, Paulo Roberto. Participação, justiça social e planejamento.—Rio de Janeiro: Zahar Editora; 1980.
KORNIN, Thaís. Agências de desenvolvimento e a ampliação da esfera pública para a gestão territorial. Curitiba: Ipardes, 2011.
MARTINEZ, Renata de S. OLIVEIRA, Sheila F. P. Desenvolvimento Regional e Local fomentado pela participação e articulação dos atores sociais. Franca: FACEP Pesquisa: Desenvolvimento e Gestão, v. 16, n. 3, p. 301-312, set/dez 2013.
MAYER, M. The shifting local political system in European cities.Brighton: University of Sussex, 1992 (mimeo) in: BRAGA, Tânia Moreira. Desenvolvimento local endógeno: entre a competitividade e a cidadania. São Paulo: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, nº 5, p. 23-37, USP, maio de 2002.
MINERVA CONSULTORES. Atas de reuniões da Evolut - Agência de Desenvolvimento Regional de Guarapuava e Região. Guarapuava: 2003.
RIBAS JÚNIOR, Osny T. Avaliação de Desempenho de Agências de Desenvolvimento Regional utilizando as experiências em curso na Região Sul do Brasil. Florianópolis: Revista Iberoamericana de Engenharia Industrial, v. 1, n.1, p. 26-50, jul. 2010.
___________. Proposições para a melhoria do desempenho de agências de desenvolvimento regional utilizando as experiências em curso na região Sul do Brasil. Tese de doutorado. Florianópolis: UFSC, 2008.
TENÓRIO, Fernando G. Cidadania e desenvolvimento local: casos brasileiros. IX Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Madrid, España, 2004.
_________. Gestão de ONGs: Principais funções gerenciais. FGV, São Paulo: 2009.
VASQUES-BARQUERO, A. Apud BORGES, Desenvolvimento endógeno em tempos de globalização. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística,2001.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.