A relação entre estratégia multicanal e inovação<p>The relationship between multichannel strategy and innovation
Palavras-chave:
Canais de Distribuição, Multicanal, Inovação Organizacional, Inovação de Marketing,Resumo
O aumento da concorrência, os avanços tecnológicos e a mudança no comportamento do consumidor, que passa a estar presente em diversas plataformas de consumo, levam as empresas a um novo cenário de concorrência e estas precisam se reinventar para continuarem no mercado. Com inovações organizacionais e de marketing, as organizações buscam obter vantagem competitiva e entregar valor para seus clientes. Por meio de um levantamento bibliográfico e documental, o presente trabalho buscou verificar quais são os aspectos inovadores da estratégia multicanal e as aplicações práticas desta estratégia. Como resultado observou-se que as principais mudanças estão atreladas às novas formas de gestão, redução de custos e acesso a informação; que as empresas varejistas são as que mais utilizam múltiplos canais de distribuição, mas as empresas fabricantes também vêm buscando novos canais para estar em contato direto com o consumidor. Notou-se também que ofertar produtos por plataformas online é uma tendência entre as organizações.Referências
ABIA – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. Relatório Anual 2018. 2019. Disponível em: <https://www.abia.org.br/vsn/temp/z2019422RelatorioAnual2018.pdf>. Data de acesso: 24 jul 2019.
ALMEIDA, D. M. de; MELO COSTA, D. de; VECCHIA COSTA, D. Estratégias de marketing para o novo consumidor omnichannel: um estudo em dois grupos varejistas. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, v.9, n.3, mai/ago, 2017. Disponível em: <http://www.periodicos.unir.br/index.php/rara/article/viewFile/2241/2043>. Data de acesso: 15 jul 2018.
ARAUJO, J. B. de; ZILBER, S. N. Adoção de E-Business e mudanças no modelo de negócio: Inovação organizacional em pequenas empresas dos setores de comércio e serviços. Gestão & Produção, São Carlos, v.20, n.1, p.147-161, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-530X2013000100011>. Data de acesso: 29 jul 2018.
AZUNGAH, T. Qualitative research: deductive and inductive approaches to data analysis. Qualitative Research Journal, v. 18, n. 4, p. 383-400, 2018. Disponível em: <https://www-emeraldinsight-com.ez87.periodicos.capes.gov.br/doi/full/10.1108/QRJ-D-18-00035>. Data de acesso: 09 mar. 2019.
BECK, N.; RYGL, D. Categorization of multiple channel retailing in Multi-, Cross-, and Omni‐Channel Retailing for retailers and retailing. Journal of Retailing and Consumer Services, v.27, p.170–178, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2015.08.001>. Data de acesso: 27 out 2018.
BOTELHO, D.; GUISSONI, L. Varejo: Competitividade e Inovação. Revista de Administração de Empresas, vol.56, n.6, p.596-599, nov./dez., 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-75902016000600596&script=sci_arttext&tlng=pt>. Data de acesso: 24 jul 2018.
BOCCONCELLI, R.; CIOPPI, M.; FORTEZZA, F.; FRANCIONI, B.; PAGANO, A.; SAVELLI, E.; SPLENDIANI, S. SMEs and Marketing: A Systematic Literature Review. International Journal of Management Reviews, v.20, n.2, p.227–254, abril, 2018. Disponível em: < https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/ijmr.12128>. Data de acesso: 15 fev 2019.
BREUGELMANS, E.; CAMPO, K. Cross-Channel Effects of Price Promotions: An Empirical Analysis of the Multi-Channel Grocery Retail Sector. Journal of Retailing, v.92, n.3, p.333–351, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.jretai.2016.02.003>. Data de acesso: 27 out 2018.
CASALI, G. L.; PERANO, M.; PRESENZA, A.; ABBATE, T. Does innovation propensity influence wineries’ distribution channel decisions?. International Journal of Wine Business Research, v.30, n.4, p.446-462, 2018. Disponível em: <https://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/IJWBR-06-2017-0037>. Data de acesso: 15 fev 2019.
CHEN, S. C.; LIN, C. P. The impact of customer experience and perceived value on sustainable social relationship in blogs: An empirical . Technological Forecasting and Social Change, v.96, p. 40-50, jul., 2015. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0040162514003746>. Data de acesso: 15 fev 2019.
COUGHLAN, A. T.; ANDERSON, E.; STERN, L.W.; EL-ANSARY, A.I. Marketing channels. New Jersey: Prentice Hall, 2002.
DAMANPOUR, F. Footnotes to research on management innovation. Organization Studies, v.35, n.9, p.1265–1285, 2014. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0170840614539312>. Data de acesso: 15 jul 2018.
DAMANPOUR, F.; ARAVIND, D. Managerial Innovation: Conceptions, Processes, and Antecedents. Management and Organization Review, v.8, n.2, p.423-454, jul., 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1740-8784.2011.00233.x>. Data de acesso: 15 jul 2018.
DISTANONT, A.; KHONGMALAI, O. The role of innovation in creating a competitive advantage. Kasetsart Journal of Social Sciences, In Press, ago., 2018. . Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2452315118300080>. Data de acesso: 09 mar. 2019.
DU, K. The impact of multi-channel and multi-product strategies on firms' risk-return performance. Decision Support Systems, v. 109, p. 27-38, mar., 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.dss.2018.01.009>. Data de acesso: 27 out 2018.
GUPTA, S.; MALHOTRA, N. K.; CZINKOTA, M.; FOROUDI, P. Marketing innovation: A consequence of competitiveness. Journal of Business Research, v. 69, n. 12, p. 5671-5681, dez., 2016. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296316302776?via%3Dihub>. Data de acesso: 12 mar 2018.
HULLAND, J.; WADE, M. R.; ANTIA, K. D. The Impact of Capabilities and Prior Investments on Online Channel Commitment and Performance. Journal of Management Information Systems, v.23, n.4, p.109–142, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.2753/MIS0742-1222230406>. Data de acesso: 27 out 2018.
HSU, C. L.; CHEN, M. C. How gamification marketing activities motivate desirable consumer behaviors: Focusing on the role of brand love. Computers in Human Behavior, v.88, p.121-133, nov., 2018. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563218303200>. Data de acesso: 15 fev 2019.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa de orçamentos familiares 2008-2009: despesas, rendimentos e condições de vida. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv45130.pdf>. Data de acesso: 24 jul 2019.
IBGE. Pesquisa de Inovação: 2014. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: <http://www.pintec.ibge.gov.br/downloads/PUBLICACAO/PUBLICA%C3%87%C3%83O%20PINTEC%202014.pdf>. Data de acesso: 28 abr 2018.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa anual de serviços - PAS. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/economicas/servicos/9028-pesquisa-anual-de-servicos.html?=&t=o-que-e >. Data de acesso: 24 jul 2019.
KAHN, K. B. Understanding innovation. Business Horizons, v.61, n.3, p.453-460, maio-jun., 2018. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681318300119?via%3Dihub>. Data de acesso: 28 abr 2018.
KANG, J.; BRASHEAR-ALEJANDRO, T.; ASARE, A. K.; CHEN, S. The effects of value appropriation strategies in channels on intangible firm value. Journal of Business & Industrial Marketing, v.33, n.2, p.208-219, 2018. Disponível em: <https://www.emeraldinsight.com/doi/full/10.1108/JBIM-10-2016-0234>. Data de acesso: 15 fev 2019.
LOPES, A. P. V. B. V.; CARVALHO, M. M. de. Evolução da literatura de inovação em relações de cooperação: um estudo bibliométrico num período de vinte anos. Gestão & Produção, São Carlos, v. 9, n.1, p.203-217, 2012. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2012000100014.>. Data de acesso: 08 jun. 2018.
NESLIN, S. A.; GREWAL, D.; LEGHORN, R.; SHANKAR, V.; TEERLING, M. L.; THOMAS, J. S.; VERHOEF, P. C. Challenges and opportunities in multichannel customer management. Journal of Service Research, v.9, n.2, p.95–112, nov., 2006. Disponível em: <http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/1094670506293559>. Data de acesso: 01 ago 2018.
OCDE. Manual Oslo: Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação. 2005. Traduzido por: FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos. 3ª ed. Disponível em: <http://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf>. Data de acesso: 28 abr 2018.
OCDE. Oslo Manual 2018: Guidelines for Collecting, Reporting and Using Data on Innovation. 4ª Ed. Paris: Eurostat, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.1787/9789264304604-en>. Data de acesso: 12 mar. 2019.
PRIPORAS, C. V.; STYLOS, N.; FOTIADIS, A. K. Generation Z consumers' expectations of interactions in smart retailing: A future agenda. Computers in Human Behavior, v.77, p.374-381, 2017. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0747563217300729>. Data de acesso: 12 out 2018.
ROSENBLOOM, B. Canais de marketing: uma visão gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.
SHANKAR, V.; JEFFREY INMAN, J.; MANTRALA, M.; KELLEY D, E.; RIZLEY, R. Innovations in Shopper Marketing: Current Insights and Future Research Issues. Journal of Retailing, v.87, n.1, p.S29-S42, jul., 2011. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022435911000364>. Data de acesso: 28 abr 2018.
SILVA, V-L dos S. SOUZA, R. de C.; SILVA, A. A. P. da; SAES, M. S. M. Strategy management of multi-channel distribution: a study in the Brazilian food industry. Production, São Paulo, v.26, n.1, p.115-128, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-65132015005039112&script=sci_arttext>. Data de acesso: 17 mar 2018.
TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
VERHOEF, P. C.; KANNAN, P. K.; INMAN, J. J. From Multi-Channel Retailing to Omni-Channel Retailing: Introduction to the Special Issue on Multi-Channel Retailing. Journal of Retailing, v.91, n.2, p.174-181, jun., 2015. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0022435915000214>. Data de acesso: 15 fev 2019.
WAGNER, G.; SCHRAMM-KLEIN, H.; STEINMANN, S. Online retailing across e-channels and e-channel touchpoints: Empirical studies of consumer behavior in the multichannel e-commerce environment. Journal of Business Research, In Press, nov., 2018. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296318305290>. Data de acesso: 09 mar. 2019.
WALLACE, D. W.; GIESE, J. L.; JOHNSON, J. L. Customer retailer loyalty in the context of multiple channel strategies. Journal of Retailing, v.80, p.249–263, 2004. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0022435904000582>. Data de acesso: 01 ago 2018.
YAN, R.; GUO, P.; WANG, J.; AMROUCHE, N. Product distribution and coordination strategies in a multi-channel context. Journal of Retailing and Consumer Services, v.18, n.1, p.19-26, jan., 2011. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0969698910000846>. Data de acesso: 21 abr 2018.
ZHANG, J.; FARRIS, P. W.; IRVIN, J. W.; KUSHWAHA, T.; STEENBURGH. T. J.; WEITZ, B. A. Crafting Integrated Multichannel Retailing Strategies. Journal of Interactive Marketing, v.24, n.2, p.168-180, maio, 2010. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1094996810000137>. Data de acesso: 01 ago 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.