Custo de oportunidade na vida dos mestrandos em contabilidade: uma análise além dos números<p>Cost of opportunity in the life of tests in accounting: an analysis beyond the numbers
Palavras-chave:
Custo de Oportunidade, Pós-Graduação em Contabilidade, Mestrado em Contabilidade.Resumo
Este estudo é fundamentado nas discussões relacionadas aos custos de oportunidade que incorrem na vida dos acadêmicos que ingressam no mestrado em Contabilidade. Assim, o objetivo desta pesquisa consiste em identificar a percepção do custo de oportunidade ocasionado pela decisão de cursar o mestrado em Contabilidade. O estudo possui abordagem qualitativa. Na coleta dos dados fez-se uso de questionário e entrevistas semiestruturadas. A amostra foi composta por 12 mestrandos. A discussão do custo de oportunidade permitiu verificar que tal elemento está presente nas decisões e escolhas cotidianas, sejam pessoais ou profissionais. As evidências indicam que para a maioria dos entrevistados o mestrado mostra-se economicamente inviável no curto prazo, em face das perdas financeiras. Os achados indicam a necessidade do aprimoramento e expansão dos recursos destinados as políticas de apoio estudantil.
Referências
ANZILAGO, M.; DE MELO, F. J. Gestão Comportamental de Estudantes Bolsistas nos Programas de Mestrado em Contabilidade: Uma análise nos custos e decisões estratégicas na alocação de recursos. In: Congresso Brasileiro de Custos - CBC, XXII, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 2015. Anais... Foz do Iguaçu: CBC, 2015.
AVELINO, B. C.; CUNHA, J. V. A.; NASCIMENTO, E. M. Desenvolvimento profissional de estudantes de Ciências Contábeis: análise empírica sobre as intenções após a graduação em relação a cursar pós-graduação. Revista Universo Contábil, v. 9, n. 2, p. 104-124, 2013.
BARTH, T. G.; ENSSLIN, S. R. O custo socioeconômico da pós-graduação stricto sensu: uma análise na percepção de mestres em contabilidade. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 7, n. 3, p. 192-227, 2014.
BARTH, T. G.; ENSSLIN, S. R.; BORGERT, A. Os benefícios pessoais da pós-graduação stricto sensu: uma análise na percepção de mestres em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 10, n. 1, p. 106-128, 2016.
BEUREN, I. M. Conceituação e contabilização do custo de oportunidade. Caderno de Estudos, v. 8, p. 01-12, 1993.
BORGES, T. N.; FARIA, A. C.; GIL, A. Ensaio Teórico sobre os Fatores Críticos de Sucesso e Pontos de Falha do Processo de Gestão dos Mestrandos Em Contabilidade: A Ótica da Metodologia DEQ. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 1, n. 3, p. 63-82, 2007.
CARVALHO, D. M.; AMICCI, F. L.; ANDRADE, J.; KATZ, S. Atitudes e opiniões dos alunos da FEA/USP quanto a cursar pós-graduação. In: Seminários em Administração - SEMEAD, São Paulo, SP, 4, 2003. Anais...São Paulo: FEA/USP, 2003.
COMUNELO, A.; VOESE, S. B.; ESPEJO, M. M. DOS S. B.; LIMA, E. M. Programas de pós-graduação Stricto Sensu em contabilidade: sua contribuição na formação de professores e pesquisadores. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 31, n. 1, p. 7-26, 2012.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de Pesquisa em Administração. (10. ed.) Porto Alegre: Bookman, 2011.
CUNHA, J. V. A. Doutores em Ciências Contábeis da FEA/USP: Análise sob a Ótica da Teoria do Capital Humano. 2007. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil, 2007.
DURSO, S. DE O.; CUNHA, J. V. A.; NEVES, P. A.; TEIXEIRA, J. D. V. Fatores Motivacionais para o Mestrado Acadêmico: uma Comparação entre Alunos de Ciências Contábeis e Ciências Econômicas à luz da Teoria da Autodeterminação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 27, n. 71, p. 243-258, 2016.
GOULART, A. M. C. Custo de oportunidade: oculto na contabilidade, nebuloso na mente dos contadores. Revista Contabilidade & Finanças, v. 13, n. 30, p. 19-31, 2002.
HORNGREN, C. T. Introdução à Contabilidade Gerencial. Rio de Janeiro: Prentice Hall do Brasil, 1985.
MARTINS, E. Avaliação de empresas: da mensuração contábil à econômica. Caderno de estudos, v. 24, p. 28-37, 2000.
MARTINS, O. S.; MONTE, P. A. DO. Motivações, Expectativas e Influências Relacionadas ao Título de Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa UnB/UFPB/UFPE/UFRN. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 13, n. 1, p. 16-31, 2010.
SOUZA, M. A.; MACHADO, D. G.; BIANCHI, M. (2011). Um perfil dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, v. 5, n. 2, p. 67-95.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.