Aprendizagem organizacional e intraempreendedorismo: aproximações com olhar no projeto Mostra Algar Inovação

Autores

  • Paulo Henrique Martins Desidério UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - Doutorando UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - Professor efetivo
  • Ibsen Mateus Bittencourt UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - Doutorando UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - Professor efetivo
  • Carlos Antonio Cardoso Sobrinho UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - Doutorando INSTITUTO FEDERAL GOIANO - Professor efetivo

Palavras-chave:

Intraempreendedorismo, Inovação, Aprendizagem Organizacional

Resumo

A aprendizagem nas empresas possui debates nos níveis individual, de grupo e organizacional. Outro recorte se encontra na aprendizagem formal constituída pelas diretrizes empresariais e a informal no nível de equipe que se estabelece por interesses comuns entre os membros. Pela abordagem do empreendedorismo corporativo, a percepção das ações de aprendizagem do indivíduo e da equipe na formação de negócios intraempreendedores pode ser apresentada como uma lacuna teórica. Por esse contexto, esta pesquisa objetivou compreender as relações de aprendizagem informal em um projeto intraempreendedor que estimula a formação de equipes para desenvolverem soluções inovativas. Com isso, a pesquisa teve uma orientação qualitativa e exploratória com o estudo de caso no projeto Mostra Algar Inovação que estimula geração de ideias para alavancagem de receitas ou redução de custos. Esse projeto é caracterizado como um programa de gestão de processos estabelecido há treze anos na organização e aberto à comunidade. A relevância deste trabalho esteve na identificação de pontos convergentes das linhas teóricas de intraempreendedorismo e aprendizagem organizacional. Os resultados mostram adesão das equipes no compartilhamento de experiências e aprendizagem entre os membros, estimulados por sistemas de recompensas e reconhecimento institucional.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Martins Desidério, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - Doutorando UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - Professor efetivo

Graduação em Administração de Empresas pela Fundação de Ensino Superior de Itumbiara (1997), MBA pela Fundação Getúlio Vargas-FGV (2001), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2012) e doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-UPM. Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Rondonópolis. Professor da pós-graduação em Administração Pública da UFMT. Foi professor convidado de Pós-Graduação - MBA na UFT. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Micro e Pequena Empresa e Planejamento Estratégico. Atuou no Grupo Algar, do interior de Minas Gerais, nas suas regionais e matriz em Uberlândia(MG) como Analista de Processos de Telecom. Foi sócio-proprietário da Logocell Telecomunicações e Serviços Ltda, franquia de telecomunicações. Linhas de pesquisas em empreendedorismo, inovação tecnológica, inovação aberta, projetos de negócios, redes globais de inovação, parques tecnológicos e gestão de pequenas empresas.

Ibsen Mateus Bittencourt, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - Doutorando UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - Professor efetivo

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas UFAL (2002). Graduação em turismo pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (2007), Especialização em Gestão de Turismo pela Universidade Barra Mansa do Rio de Janeiro (2004), Especialização em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009). Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas UFAL na linha de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC (2010) e Doutorando em Administração de Empresas - MACKENZIE. Atualmente é Professor Assistente III da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e Sócio-Proprietário da IT4LIFE que desenvolve software baseado em recomendações humanas empresa incubada no Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/PROPEP/UFAL.

Carlos Antonio Cardoso Sobrinho, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE - Doutorando INSTITUTO FEDERAL GOIANO - Professor efetivo

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Rio Verde-GO (2004), Possui MBA em Comunicação e Marketing Empresarial pela Universidade de Rio Verde-GO (2007), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012), Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na linha de Gestão Humana e Social nas Organizações. É professor efetivo do Instituto Federal Goiano nas áreas de gestão e estudos organizacionais. Possui experiência administrativa, comercial, acadêmica com ênfase Estudos Organizacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Comportamento Organizacional, Gestão Inclusiva da Diversidade, Diversidade em Times, Cultura Organizacional, Marketing de relacionamento, Comportamento do Consumidor e Teorias da administração.

Publicado

07-01-2016