Segmentação dos consumidores a respeito dos produtos orgânicos

Autores

  • Wilson Ravelli Elizeu Maciel Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Danilo Moraes de Oliveira Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Arthur Caldeira Sanches Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dario de Oliveira Lima-Filho Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Produtos orgânicos. Percepção do consumidor. Análise de Cluster.

Resumo

Em vista da crescente preocupação com a mudança de hábitos alimentares para algo mais saudável, o presente estudo tem o objetivo de segmentar os consumidores a respeito dos produtos orgânicos na cidade de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. Mais consumidores tem buscado por este tipo de produto para a dieta de sua família, influenciados pela mídia especializada e popular, por profissionais da saúde, ou até mesmo por amigos. A literatura mostra como principais razões para o consumo de produtos orgânicos a saúde pessoal, a qualidade do produto e o interesse em torno da degradação do meio ambiente. Assim, esta pesquisa foi feita com caráter quantitativo-descritivo, utilizando questionário estruturado, aplicado numa amostra de 400 pessoas, com 18 anos ou mais, na zona urbana do município de Campo Grande-MS. Para análise dos dados, foi feito Teste Qui-quadrado e Análise de Cluster, sendo identificada a formação de dois grupos de segmentação: os consumidores e os não-consumidores de produtos orgânicos, no entanto, ambos com percepções semelhantes sobre os produtos orgânicos, e foram apresentados os perfis socioeconômicos predominantes em cada grupo.

Biografia do Autor

Wilson Ravelli Elizeu Maciel, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluno do Mestrado em Administração na UFMS.

Danilo Moraes de Oliveira, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluno do Mestrado em Administração e também Técnico Administrativo na UFMS.

Arthur Caldeira Sanches, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluno do Mestrado em Administração na UFMS.

Dario de Oliveira Lima-Filho, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Doutor na UFMS.

Publicado

21-12-2015