Formação em consultoria organizacional: uma análise prática

Autores

  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC
  • Penha Maria Mendes Terra Universidade Paulista - UNIP
  • Mauro Kiehn Universidade Paulista
  • Claudia Therezinha Kniess Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Palavras-chave:

Consultoria, Diagnóstico Organizacional, Estágio Supervisionado, Competências, Secretariado

Resumo

Com o intuito de contribuir com os conhecimentos teórico e prático dos graduandos do curso em Secretariado Executivo, foi desenvolvida uma pesquisa empírica que se valeu da aplicação de uma atividade acadêmica.  Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi caracterizar os benefícios da atividade desenvolvida pelos alunos do último ano, que possibilitou a aprendizagem da consultoria nas empresas onde os alunos realizaram seus estágios. A pesquisa teve foco qualitativo, exploratório, descritivo e foi apoiada por um levantamento bibliográfico sobre competências e habilidades voltadas a profissão de secretariado. Foram desenvolvidos 317 trabalhos, com 11 professores e 1.085 alunos, durante os anos de 2006 a 2011. Como resultado, destacou-se que: algumas empresas adotaram sugestões descritas nos diagnósticos; os alunos melhoraram a sua competitividade no mercado; a instituição realizou 491 acordos de cooperação com as empresas. Como contribuição principal do trabalho, destaca-se o incremento da formação do profissional específica no eixo de consultoria.

Biografia do Autor

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato-sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo Bilíngue, professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010) e professora na Universidade Nove de Julho. É editora científica da Revista Gestão e Secretariado.

Penha Maria Mendes Terra, Universidade Paulista - UNIP

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Sao Judas Tadeu (1997). Especialista em Administração, na sub-área de Qualidade nas Organizações. Possui mais de 16 anos na função de secretária e atualmente é professora no curso de Secretariado Executivo Bilíngue, nos seguintes temas: Secretariado, Profissão,Competências, Habilidades, Ética, Gestão, Consultoria Organizacional, Globalização, Comunicação, Estágio e Eventos.

Mauro Kiehn, Universidade Paulista

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1984), especialização em Informática pela Universidade Paulista (1997) e em Sistemas de Informação pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1985). Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Paulista.

Claudia Therezinha Kniess, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

é graduada em Bacharelado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Formação Pedagógica para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Realizou o curso de aperfeiçoamento em Training on Sustainable Development of Mining no International Institute For Mining Technology MINITEC Japão (bolsista JICA). Possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (bolsista CAPES) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina com período de estágio de doutorando (sanduíche) no Departamento de Cerâmica e Vidro da Universidade de Aveiro- Portugal (bolsista CAPES). Realizou o Pós Doutorado no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares Centro de Combustíveis Nucleares (IPEN-CCN/USP). Possui experiência no desenvolvimento e coordenação de projetos de pesquisa financiados por agências de fomento. Atua nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade, Inovação Tecnológica, Valorização de Resíduos Industrias e Gestão da Tecnologia, interagindo com grupos interdisciplinares e multidisciplinares. É coordenadora de projeto aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL (ANEEL/TRACTEBEL) na área de inovação sustentável. Possui diversos trabalhos publicados em periódicos indexados e apresentados em congressos científicos nacionais e internacionais, como também produtos/processos industriais com registro de patente. A experiência referente à docência e a pesquisa foi adquirida em instituições como a Universidade Federal de Santa Catarina, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/SC), a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI/SC) e Universidade Ibirapuera (UNIb/SP), esta última também com o exercício da coordenação dos cursos de graduação em Química, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gestão da Qualidade. Atualmente é docente e pesquisadora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE/SP) no Programa de Pós-graduação em Administração e no Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão de Projetos . É coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UNINOVE. Membro do grupo de pesquisa em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Realiza também atividades de consultoria técnica em empresas nas áreas de Pesquisa e Desenvolvimento, Gestão da Qualidade, Gestão Ambiental e Gestão de Projetos. É avaliadora de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/MEC). Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora Nivel 2 - CNPq.

Publicado

21-12-2015