A transformação do especialista em líder: um estudo de caso em empresa de telecomunicações
Palavras-chave:
especialista, tecnologia da informação, liderança contemporâneaResumo
Promover especialistas em líderes sem o devido preparo pode ser visto como uma prática aceitável dentro das organizações. Este trabalho tem como objetivo identificar como e por quais motivos os técnicos especialistas de uma empresa de telecomunicações alcançaram a posição de líderes e se eles complementaram sua formação após serem promovidos, alinhando habilidades técnicas e de liderança. Foram consideradas três premissas: (1) os especialistas almejavam a carreira gerencial como planejamento de carreira, (2) os especialistas viam a promoção a líder como uma possibilidade de aumentar salários e ter uma posição de destaque e (3) se havia um trabalho de melhoria contínua dos gestores da organização pesquisada, identificando talentos e desenvolvendo-os antes e depois de assumirem a função de liderança. O referencial teórico descreve o profissional especialista na área tecnologia da informação (TI) e a liderança contemporânea. A pesquisa adotou o estudo de caso como método de pesquisa, com abordagem exploratória e procedimento metodológico qualitativo, baseado em entrevistas estruturadas com questionário de questões abertas e fechadas. Do resultado obtido, quase a totalidade dos entrevistados desejavam não mais seguir a carreira puramente técnica, porém poucos se estruturaram academicamente com antecedência à primeira oportunidade oferecida para gerenciar pessoas, embora detivessem características e os traços de liderança. A promoção se dava mais pelo reconhecimento do desempenho técnico. Os líderes tinham características próprias para o exercício da liderança, entretanto faltava desenvolvimento de outras e eles esperavam, de alguma maneira, que a organização os orientasse e fizesse um balanço periódico de suas realizações.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.