O processo de formulação de estratégias e os recursos intangíveis da empresa: reflexões teóricas sobre esta relação

Autores

  • Deosir Flávio Lobo de Castro Jr Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC
  • Elvis Silveira-Martins Universidade Federal de Pelotas – UFPel.
  • Marcio Nakayama Miura Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE.
  • Mateus Poggio Pereira da Silva Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC.

Palavras-chave:

Estratégia, Recursos Intangíveis, Marca

Resumo

As organizações em diversos momentos, dentro de cada segmento que atuam, passam por transformações. Em um ambiente cada vez mais acirrado e em mutação os diferenciais competitivos são fatores importantes neste contexto. O objetivo deste ensaio teórico é apresentar a evolução dos conceitos de estratégia empresarial e de Resource Based View (RBV) ou Visão Baseada em Recursos, no sentido de dedicar uma atenção especial aos bens intangíveis como auxílio no desenvolvimento de valor para a organização. Para isto foi realizada uma abordagem bibliográfica sobre os temas já citados, além de uma atenção ao conceito de marca, não dispensando o rigor lógico e a coerência de argumentações. As observações resultantes deste trabalho apontam que uma grande parcela das organizações concentra seus investimentos em ativos tangíveis, entretanto verificou-se que os ativos intangíveis podem ser fatores decisivos na explicação de empresas com estruturas semelhantes apresentarem resultados diferenciados. Outra conclusão relevante é que as características da RBV apresentam um ambiente propício para o desenvolvimento adequado do posicionamento da organização perante as demais. A criação de valor ocorre em ativos intangíveis e que se apresenta como oportunidade de negócios e vantagem competitiva.

Biografia do Autor

Deosir Flávio Lobo de Castro Jr, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC

Doutor em Administração e Turismo - UNIVALI

Mestre em Administração - ESAG/UDESC

Graduado em Administração - UFSC

Elvis Silveira-Martins, Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

Doutor em Administração e Turismo

Marcio Nakayama Miura, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE.

Doutor em Administração e Turismo

Mateus Poggio Pereira da Silva, Sociedade Educacional de Santa Catarina – SOCIESC.

Mestre em Administração

Publicado

29-03-2015

Como Citar

Castro Jr, D. F. L. de, Silveira-Martins, E., Miura, M. N., & Pereira da Silva, M. P. (2015). O processo de formulação de estratégias e os recursos intangíveis da empresa: reflexões teóricas sobre esta relação. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 13(1), 150–164. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/2870

Edição

Seção

Ensaio Teórico