Comportamento de Compra do Público Feminino no Segmento de Bolsas e Acessórios

Autores

  • Amanda Cardoso Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
  • Flávio Régio Brambilla Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Eduardo Basso Júnior Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Palavras-chave:

Vendas, Comportamento do Consumidor, Levantamento

Resumo

O setor de acessórios femininos inclui bijuterias, bolsas, cintos, carteiras e lenços, produtos que são atraentes para as mulheres e que movimenta a economia informal. O público feminino geral, que é dividido basicamente entre as donas de casa, executivas, esportistas, universitárias, entre outras, com necessidades e anseios, convergem neste segmento em potencial. Para a atividade de venda direta, uma boa rede de contatos e relacionamentos é importante, e oportuniza ao vendedor que é empreendedor a participação em pequenos eventos e encontros em que podem surgir negócios. Através do emprego de uma pesquisa de levantamento/survey, foi abordada a questão do comportamento de compra feminino diante deste contexto. Os resultados indicam diferentes perfis de compra, basicamente remetendo a três perfis básicos de consumidoras: de baixa intensidade, moderado consumo e de alto nível de consumo de itens não prioritários como os tratados nesta investigação. Estudos futuros que repliquem a metodologia adotada poderão identificar novos elementos, ou consolidar os resultados obtidos nesta pesquisa. O estudo apresenta como limitação o seu emprego apenas na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul (Brasil).

Biografia do Autor

Amanda Cardoso, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Bacharel em Administração.

Flávio Régio Brambilla, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em Administração. Mestre em Administração e Negócios: Marketing.

Docente do Mestrado em Administração da UNISC.

Eduardo Basso Júnior, Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

Mestre em Administração. Professor do Curso de Administração da ULBRA.

Publicado

31-12-2014