Produção de conhecimento e intervenções por grupos em uma Secretaria da Fazenda<p>Knowledge production and interventions by groups in a Financial Secretariat
Palabras clave:
Produção de conhecimento, Grupos de estudo, Serviço públicoResumen
Este estudo objetiva descrever uma prática de produção de conhecimento e intervenções por grupos de estudo em uma Secretaria da Fazenda Municipal no Sul do Brasil, a partir de uma equipe de auditores fiscais em um município paranaense. Relata a experiência situada na Secretaria da Fazenda Municipal de Paranaguá – PR (SEMFA), focada na Divisão de Fiscalização Tributária (DFT) e desenvolvida de junho a novembro de 2019, cujo propósito ficou assim evidente: geração de conhecimento, tratativa de ações levantadas cujas lacunas ainda não haviam sido sanadas, busca de dados confiáveis e de debates para geração de alternativas, busca de solução de problemas via construção coletiva e apresentação e disseminação do conhecimento. Como implicações práticas, é iniciativa inovadora de cunho estratégico de produção de conhecimento e intervenções, criação e atualização de conhecimentos, envolvimento técnico em mudança, preocupação com melhoria e eficiência, contato com entes públicos e proposições de leis e procedimentos. Contribuições acadêmicas são geradas ao analisar a prática de ações organizacionais voltadas à melhoria dos serviços prestados, e podem ser aproveitadas por outros entes públicos e gestores, oferecendo base para identificação contextualizada de oportunidades de aprimoramento e ampliando as possibilidades de resolução de problemas pela metodologia empregada. Sua relevância se dá na abordagem de estratégicas e resultados derivados de um método participativo de solução de problemas e verificação de oportunidades, para trazer aos estudos da Administração a descrição e análise de fenômenos práticos nas organizações, expandindo o leque de pesquisas com ênfase profissional com essa temática.
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