Competências sociais: um estudo com gestores da procuradoria geral do estado de Pernambuco – PE<p> Social skills: a study with managers of the attorney general of the state of Pernambuco - PE
Palabras clave:
Competências Sociais, Gestores, Setor Público.Resumen
RESUMO:Este artigo tem como objetivo analisar a visão dos gestores da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco acerca das competências sociais exercidas por eles no desenvolvimento de suas funções, bem como no relacionamento com seus respectivos subordinados. O estudo de caso foi realizado na Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco com 57,1% dos gestores da sede em Recife, em Pernambuco, a partir de entrevistas semiestruturadas. Os gestores pesquisados são maioria de nível superior, homens, estão na função a menos de 10 anos e têm mais de 10 subordinados diretos. Das 21 competências sociais apresentadas aos gestores para identificação da frequência do seu uso, 28,6% foram identificadas pela maioria dos entrevistados como “usando muito frequentemente”: Interage bem com as pessoas, Possui liderança e sabe gerir pessoas, Tem integridade e confiança, Sabe negociar com pessoas e Gerencia conflitos no ambiente de trabalho. E 11 delas (52,4%) foram classificadas pelos gestores entrevistados como “usando muito” para metade deles: Sabe formar equipes cooperativas e comprometidas, Estimula o aprendizado da equipe, Tem integridade e confiança, Sabe trabalhar em equipe, Comunica-se, oralmente com clareza e objetividade, Tem capacidade de autocrítica, Tem controle emocional e Adapta-se bem às mudanças e novas situações.
Citas
BRANDÃO, H. P.; BORGER-ANDRADE, J.E. Causas e Efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender a noção de competências. Revistas de Administração Mackenzie. N.3, p. 32 - 49, 2007.
DRAGANIDIS, Fotis ; MENTZAS Gregoris. Competency based management: a review of systems and approaches, Information Management & Computer Security. v. 14, n. 1, p. 51 – 64, 2006.
DUTRA, Joel Souza. Competências – Conceitos e instrumentos para a gestão de pessoas na empresa moderna. São Paulo: Atlas, 2008.
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Alinhando estratégia e competências. Revista de Administração de Empresas, v. 44, n. 1, p. 44-57, 2004.
GRESHAM, F. M., & ELLIOTT, S. N. Assessment and classification of children’s social skills: A review of methods and issues. School Psychology Review, v. 13, p. 292-301: 1984.
LE BOTERF, Guy Le Desenvolvendo a competência dos profissionais de Porto Alegre: Artmed, 2003.
PERIN, Marcelo Gattermann. SAMPAIO Cláudio H. BECKER, Grace V. FERNANDES Bruno H. R. O impacto da Formação Gerencial no Desempenho Organizacional à Luz da Abordagem de Competências. BBR, v. 6 n. 1 p. 104-120. Rio Grande do Sul: 2009
SARSUR. Amyra Moyzes. Sistema de gestão por competências: A Assimetria de Percepções entre Trabalhadores e Organizações. ENANPAD. São Paulo: 2009.
Publicado
Número
Sección
Licencia
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.