Net Promoter Score (NPS) como instrumento para a mensuração da satisfação em uma instituição de ensino superior<p>Net Promoter Score (NPS) as an satisfaction measuring instrument in a higher education institution

Autores/as

Palabras clave:

Instituições de Ensino Superior, Qualidade, NPS, Satisfação.

Resumen

As mudanças no cenário sociodemográficos têm impulsionado as Instituições de Ensino Superior a modificarem os processos nos serviços prestados. Esta pesquisa busca analisar o NPS como um instrumento de gestão para qualidade em serviços educacionais. É de abordagem quantitativa e qualitativa e de natureza bibliográfica, descritiva e explicativa. Aplicou-se a pesquisa com 101 discentes dos 7º e 8º período do Curso de Administração de uma Universidade localizada em São Luís - MA. Concluiu-se que o NPS é considerado uma ferramenta de suporte na pesquisa de satisfação, pois, por meio de sua instrumentalização foi possível classificar os perfis dos discentes. Porém, foi necessária a incorporação do instrumento análise de conteúdo que organizou as diversas falas pelas dimensões de um pacote de serviço, que permitiu observar as fortalezas e fraquezas dos serviços que se presta na Universidade.

Biografía del autor/a

Clara Thais de Oliveira do Vale, Universidade CEUMA

Graduada em Administração pela Universidade CEUMA

José Dácio Gomes de Castro Neto, Universidade CEUMA

Mestre em Meio Ambiente (2018). Especialista em Negociação e Consultoria (2009) e Bacharel em Administração (2005). Professor no curso de Administração de Empresas das disciplinas Marketing de Serviços, Liderança, Administração de Materiais. Na Pós-graduação, atua nas áreas de Marketing e Logística

Tiago Miranda Ribeiro, Universidade CEUMA

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão , Brasil(2014)
Professor Assistente I da Universidade Estadual do Maranhão , Brasil

Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca, UNIVERSIDADE CEUMA

Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (2015), Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2012) e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2011), com estudos, a título de mobilidade acadêmica, efetivados na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - Portugal (2008-2009). Ex-professor da educação profissional e tecnológica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI. Atualmente é Professor e Coordenador Adjunto do Curso de Administração da Universidade Ceuma. Possui experiência na área de administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Controladoria e Educação.

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Publicado

17-12-2021