A inclusão das pessoas com deficiência no sistema educacional como instrumento viabilizador da igualdade: exposição e análise crítica dos respectivos indicadores<P>The inclusion of people with disabilities in the educational system as a viabilizing instrument of equality: critical exposure and analysis of their respective indicators

Autores/as

  • VINÍCIUS FERREIRA BAPTISTA Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • MÁRCIA VALÉRIA GUIMARÃES CARDOSO Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)
  • URÁ LOBATO MARTINS Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palabras clave:

Pessoas com deficiência, políticas públicas, indicadores

Resumen

O presente artigo tem como objetivo entender argumentos e práticas da inclusão de pessoas com deficiência no âmbito do sistema educacional e, a partir disto, apresentar uma proposta de construção de indicadores que viabilizem orientar a construção de políticas públicas. Analisamos principalmente, via exposição e análise crítica alguns dos principais indicadores relativos à conjuntura. Situamos primeiramente aspectos no que toca à igualdade e deficiência no campo da educação, discutindo as concepções de integração e inclusão social. Em seguida, apresentamos dados governamentais oriundos do IBGE para apontar incongruências ou incompletudes. Por conta disso, nessa tentativa de se criar indicadores ou, uma possível metodologia para a construção de indicadores, fizemos um esforço de sintetizar em seis categorias, as possibilidades de construir um indicador capaz de trazer dados suficientes para uma interpretação mais sólida acerca da realidade social das pessoas com deficiência.

Biografía del autor/a

VINÍCIUS FERREIRA BAPTISTA, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto do Departamento de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenador do Laboratório de Análise Política e Gestão Pública (LAPOGEP/DAP/UFRRJ).

MÁRCIA VALÉRIA GUIMARÃES CARDOSO, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz)

Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ), especialista em Educação Profissional pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) e sanitarista pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). É servidora da EPSJV/Fiocruz onde atuou como coordenadora do antigo Núcleo de Processo de Trabalho e Educação em Saúde (Nuptes) e do Laboratório de Educação Profissional em Atenção à Saúde (Laborat) e como Vice-diretora de Ensino da unidade.

URÁ LOBATO MARTINS, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Mestre em Direito pela UFPA (Linha de Pesquisa: Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos, pertencendo ao grupo de pesquisa: Direitos Humanos e Tributação). Advogada desde 2004. Atualmente é bolsista da Faperj.

Publicado

01-01-2018