O impacto das praticas inovadoras de micro e pequenos empreendedores na prosperidade de seus negócios

Autores/as

  • Maria de Fatima Silva Oliveira Insitituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba
  • Ricardo José Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus I.
  • Genésio José da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus I.
  • Raissa Raquel Benevides de Oliveira Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus I.

Palabras clave:

Inovação, êxito, empreendedores, micro e pequenos negócios

Resumen

Ao introduzir novos serviços e produtos no mercado, através da criação de seus negócios, os empreendedores, de certo modo, introduziram um novo valor no mercado, porém eles necessitam introduzir inovações para garantir o êxito. A inovação é necessária porque é através dela que os empreendedores conseguem implantar diferenciais em seus negócios, os tornando competitivos. Considerando, por conseguinte, que a inovação gera crescimento e prosperidade econômica aos negócios, este estudo investiga as práticas inovadoras de micro e pequenos empreendedores e como estas práticas favorecem os seus negócios. O método empregado para a obtenção dos dados incluiu uma pesquisa de campo aplicada a uma amostra de 53 micro empreendedores que participam do programa Empreender Paraíba, na cidade de João Pessoa. As variáveis de inovação examinadas incluem: inovação de produtos, de processo, gerencial e de marketing. Já as variáveis de êxito incluem: vendas, faturamento, número de clientes, qualidade do produto/serviço, entre outras.  Os resultados, obtidos com uso de estatística descritiva e através da correlação de Pearson, indicam que os empreendedores utilizam todos os tipos de inovação estudados. Também indicam que a inovação de processo, gerencial e de marketing impactam na redução de dividas, e ainda que o grau de inovação de produtos, de processo, de marketing e gerencial exercem influência direta em alguns indicadores de êxito. Portanto nesta pesquisa se comprova empiricamente que determinadas práticas inovadores auxiliam o êxito dos negócios reduzindo as dívidas, assim como diferentes graus de inovação auxiliam o êxito aumentando vendas, faturamento, número de clientes e qualidade dos produtos.

Biografía del autor/a

Maria de Fatima Silva Oliveira, Insitituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

Professora Dra. do Bacharelado em Administração do IFPB, Campus I. Leciona as disciplinas: Administração de Marketing, Práticas de Pesquisa em Marketing e Formação de empreendedores. Lider do grupo de pesquisa em Gestão e Psicologia Social do Campus I do IFPB.Atua como pesquisadora e extensionista, coordenando projetos de extensão e orientando projetos de pesquisa de iniciação cientifica.

Ricardo José Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus I.

Professor Mestre em Estatística, da Unidade Acadêmica de Gestão. IFPB, Campus I

Genésio José da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus I.

Estudante do 5º Periodo do Bacharelado em Administração do IFPB, Campus I

Raissa Raquel Benevides de Oliveira Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus I.

Estudante do 5º Periodo do Bacharelado em Administração do IFPB, Campus I

Publicado

06-12-2016