PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: DIAGNÓSTICO E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO POR MEIO DE CONSULTORIA

Autores/as

  • Raquel Adriana Pin Gafuri Universidade Estadual do Oeste do Paraná - mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administralção
  • Cláudio Antonio Rojo Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), docente do curso de graduação em Administração e de cursos MBA, e do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIOESTE.
  • Marcio Nakayama Miura Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), docente do curso de graduação em Administração.

Palabras clave:

Consultoria, Planejamento Estratégicos, Intervenção

Resumen

Diante das rápidas mudanças impostas pelo mercado, mesmo as pequenas empresas necessitam estar preparadas e isso torna relevante a elaboração de um planejamento estratégico. Este estudo indica o acompanhamento de uma consultoria externa para diagnosticar os problemas e propor melhorias, tendo por base ferramentas de análise do ambiente interno e externo ao negócio a fim estabelecer um posicionamento, traçar objetivos e definir como estes serão alcançados. Em uma abordagem qualitativa, objetivo proposto neste estudo de caso foi diagnosticar e apresentar propostas de intervenção por meio de consultoria que contribua para a formatação de um planejamento estratégico para uma empresa atuante no ramo de boutique de calçados e acessórios femininos localizadas no oeste do estado do Paraná. O relato trouxe contribuições de uma visão externa da gestão e do relacionamento interpessoal propondo melhorias aos processos, contribuições no sentido de indicações para pesquisas futuras que instigue outros pesquisadores e consultores ao interesse em investigar problemas das pequenas empresas e propor melhorias.

Biografía del autor/a

Raquel Adriana Pin Gafuri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administralção

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Campus Cascavel), Especialista em Engenharia Econômica e Análise de Projetos pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Campus Toledo, 2011), Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE - Campus Cascavel, 2009). Desde julho de 2011 atua no ramo bancário e a partir de agosto de 2012 exerce a função de Gerente Assistente.

Cláudio Antonio Rojo, Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), docente do curso de graduação em Administração e de cursos MBA, e do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIOESTE.

Pós-Doutor (2012) pela Universidade de São Paulo - FEA / USP. Doutor (2005) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Mestre (2001) pela UFSC. MBA pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bacharel (1990) em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. É professor adjunto da UNIOESTE:docente do curso de graduação em Administração e de cursos MBA, e do Programa de Mestrado Profissional em Administração da UNIOESTE.

Marcio Nakayama Miura, Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), docente do curso de graduação em Administração.

Doutor em Administração e Turismo pelo PPGA/UNIVALI (2013), Mestre em Administração pelo CPGA/UFSC (1996) e Bacharel em Administração de Empresas pela FECEA (1991). Desde 1995 é professor do ensino superior em cursos de graduação e pós-graduação. Experiência como diretor, coordenador e chefe de departamento em cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos de nível superior. Atualmente é Professor Adjunto da UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Professor convidado em cursos de pós-graduação no Brasil. Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação do MEC/INEP e do Guia do Estudante Abril. Administrador e Delegado Regional do CRA-PR - Seccional Cascavel. Editor da Revista Eletrônica Científica do CRA-PR - RECC. Pesquisador do Grupo de Pesquisa de Segurança Pública-PMSC (UFSC) e do Grupo de Pesquisa em Formulação de Estratégias - GPFE (UFPEL).

Publicado

12-03-2017

Número

Sección

Relato Técnico