Bases da construção de um indicador de grau de investimento corporativo

Autores/as

  • Sergio Cavagnoli Guth UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • Antonio Jorge Fernandes UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Resumen

Este estudo teve como escopo o desenvolvimento de um indicador econômico e financeiro visando balizar o grau de investimento que as corporações apresentam em sua estrutura corporativa, por meio de um conjunto de índices econômicos e financeiros ligados à liquidez, à lucratividade, ao endividamento e à rentabilidade. Este estudo caracteriza-se no contexto da tipologia aplicada, de objetivo descritivo com delineamento bibliográfico, na amplitude da problemática, caracteriza-se como quantitativo, compreendendo a população de 155 corporações brasileiras reconhecidas pelas certificadoras internacionais, Standard & Poor's, Moody's e Fitch Ratings. As conclusões do estudo mostraram-se consistentes para o modelo desenvolvido. A confiabilidade do modelo de grau de investimento corporativo provindo da análise fatorial foi testificada pelo coeficiente do Alpha de Cronbach, que apresentou valor de 0,768, o que indica consistência satisfatória ao estudo.

Biografía del autor/a

Sergio Cavagnoli Guth, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1996), Especialização em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Passo Fundo (1998), Mestrado em Ciências Contábeis "ÁREA DE CONCENTRAÇÃO - CONTROLADORIA" pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005), Doutorado em Economia pela Universidade de Aveiro Portugal (2012), reconhecido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular da Universidade de Caxias do Sul, (Graduação e Pós Graduação Stricto Sensu PPGA e Lacto Sensu) e do Instituto de Ciências Sociais para Educação Corporativa ICSEC, (Pós Graduação Lacto Sensu).È escritor. È pesquisador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná - UNICENTRO, da Universidade de Caxias do Sul - UCS; da Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB, e Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), da Universidade de Aveiro. Atua como assessor e consultor de empresas no Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, nas áreas de gestão empresarial. Tem experiência nas áreas de Economia, Contabilidade e Administração, com ênfase em Gestao do Controle, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de riscos, gerenciamento de custos, gestão financeira, gestão tributária, empreendedorismo, planejamento, controles de gestão e sistema de informações

Antonio Jorge Fernandes, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Doutor em Economia Internacional e Desenvolvimento pela Universidade de Barcelona (1996 - reconhecido pela UFMG em 2008), Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1985) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Londrina (1980). Pesquisador e conferencista em congressos nacionais e internacionais em Economia do Turismo, Economia da Energia, Impactos Econômicos do Turismo, Gestão de Atrações Turísticas, Turismo e Sustentabilidade, Competitividade das Empresas e Energia, Avaliação e Custos de Projetos de Energia Eólica. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA e Programa de Pós-Graduação em Turismo- PPGTUR da Universidade de Caxias do Sul (UCS), nas linha de pesquisa de Gestão da Inovação e Competitividade e Turismo, Organizações e Sustentabilidade. Professor da graduação, mestrado e doutorado no Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro - Portugal. Experiência profissional na gestão acadêmica e administrativa no setor de ensino superior. Pesquisador da Unidade de Investigação Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP) da Universidade de Aveiro - Portugal

Publicado

29-03-2015

Cómo citar

Guth, S. C., & Fernandes, A. J. (2015). Bases da construção de um indicador de grau de investimento corporativo. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 13(1), 10–25. Recuperado a partir de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/3164