Gênese e Evolução de um Agrupamento de Negócios Varejistas: Estudo de Caso da Feira das Flores do CEAGESP
Palabras clave:
Estratégia. Cluster. Rede de negócios. Varejo.Resumen
Os objetivos deste estudo são: a) descobrir como a Feira das Flores do CEAGESP surgiu e se desenvolveu até a situação atual, b) caracterizá-la como cluster e/ou rede de negócios e, c) avaliar sua capacidade de competir. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa com a aplicação de questionário semiestruturado aos atores atuantes na aglomeração em pauta, com questões baseadas nos modelos propostos: Porter (1998), Visser (2009) e Zaccarelli et al. (2008). Procedeu-se ainda à observação direta do ambiente do agrupamento. Como principais resultados, evidenciou-se que o surgimento e evolução da feira deu-se em função da existência de produtores em uma região próxima à cidade de São Paulo; da demanda de consumidores e floristas e, também, da construção de um pavilhão no CEAGESP com capacidade para abrigar a feira. Quanto ao seu estágio de evolução, foi possível concluir que a configuração de negócios atual da feira baseia-se em uma rede local, havendo elementos tanto característicos da concentração regional (clusters), quanto de desenvolvimento relacional (redes). Por fim, relativamente à caracterização da feira como cluster ou rede de negócios, pôde-se verificar que sete dos onze fundamentos propostos por Zaccarelli et al. (2008) foram identificados na aglomeração. Já se tratando de sua caracterização enquanto redes de negócios, dos dez fundamentos analisados, seis foram diagnosticados como existentes. Assim sendo, é possível afirmar que a Feira de Flores do CEAGESP é uma aglomeração híbrida, já desenvolvida e com poder de competição, que apresenta características de cluster e de redes de negócios.Publicado
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