A relação das características inerentes aos perfis de liderança no desenvolvimento do processo coaching

Autores/as

  • Greice de Bem Noro Universidade Federal de Santa Maria
  • Camila Stüker Centro Universitário Franciscano
  • João Helvio Righi de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Liderança, coaching, organização

Resumen

As empresas vêm passando por transformações no mundo todo em decorrência dos efeitos da globalização, dos avanços tecnológicos, do livre acesso às informações, dentre outras tantas mudanças. Para isso, o líder dessas organizações têm de estar preparado para tomar decisões difíceis, dar respostas rápidas ao que o mercado está exigindo e, acima de tudo, ser amigo e companheiro dos seus liderados, desenvolvendo uma liderança coach, para que a organização tenha bons resultados, tanto no âmbito profissional tanto no relacionamento interpessoal entre os líderes e liderados. Neste sentido, a presente pesquisa partiu do o objetivo verificar qual a relação das características de liderança dos gerentes da Agência Coronel Niederauer do Banco do Brasil de Santa Maria, para o desenvolvimento do processo coaching na empresa. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, descritiva, desenvolvida através do método de estudo de caso. Conclui-se que presente estudo trouxe resultados satisfatórios, identificando que os líderes da organização em estudo possuem características importantes do estilo coach e estão em pleno desenvolvimento da liderança coaching.

Biografía del autor/a

Greice de Bem Noro, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e, atualmente é Doutoranda em Administração pela Universidad Nacional de Misiones em Posadas - AR e Diretora Administrativa da Associação de Desenvolvimento Sustentável de Santa Maria. É Membro Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Gestão Ambiental e Segurança e Saúde Ocupacional, junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil da CNPq. Atua como docente em nível de graduação e pós graduação, além de prestar consultoria nas áreas de gestão de projetos, gestão de pessoas e sustentabilidade.

Camila Stüker, Centro Universitário Franciscano

Graduada em administração pelo Centro Universitário Franciscano.

João Helvio Righi de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1978), graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1977), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1991), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1980) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). É professor adjunto do Depaetamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSm, atunado nos cursos de engenharia mecânica e química. Atua também no PPGEP da UFSM, na área de Gerência da Produção e Qualidade e Produtividade.

Publicado

29-03-2015

Cómo citar

Noro, G. de B., Stüker, C., & de Oliveira, J. H. R. (2015). A relação das características inerentes aos perfis de liderança no desenvolvimento do processo coaching. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 13(1), 59–76. Recuperado a partir de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/2658