Storytellings Organizacionais: narrativas contadas pelos anúncios me vídeos institucionais

Autores/as

  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - UFU

Palabras clave:

Storytellings, Cultura organizacional, Simbolismo Organizacional

Resumen

Este artigo trata do modo como a cultura organizacional de uma empresa é disseminada nos vídeos institucionais e nos anúncios publicitários, por meio de storytellings ou narrativas organizacionais. Histórias são narradas em toda cultura, e são consideradas um meio de prover o indivíduo de significados de forma a compreender o mundo em que vive. As narrativas são símbolos que prevalecem nas organizações, que utilizam storytellings como um mecanismo para criar, manter e disseminar a cultura corporativa. Partindo de uma abordagem essencialmente interpretativa, o presente estudo tem como objetivo explorar quais narrativas estão presentes nos vídeos e anúncios publicitários de uma empresa. Para tanto, propõe-se à análise de anúncios publicitários e vídeos institucionais de uma empresa, a CVRD, disponibilizados no seu website, para identificar as narrativas da empresa utilizadas para construir significado. Os resultados evidenciam um conjunto de elementos presentes nas narrativas da empresa.

Biografía del autor/a

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - UFU

Professora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlandia - FAGEN/UFU, Brasil. Possui mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca - UNIFACEF, Brasil. Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV, Brasil, nível doutorado.

Publicado

17-01-2011

Cómo citar

Medeiros, C. R. de O. (2011). Storytellings Organizacionais: narrativas contadas pelos anúncios me vídeos institucionais. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 7(1), 163–173. Recuperado a partir de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/1078