Ações estratégicas para o desenvolvimento de negócios em uma instituição de ensino privada: um relato de experiência de gestão<p>Strategic actions for business development in a private educational institution: a management experience report
Keywords:
Competitividade, Desenvolvimento de negócios, Gestão de instituições de ensinoAbstract
O texto relata a ação intervencionista em uma instituição de ensino privada com o objetivo geral de formular e implementar estratégias para ampliar a eficácia de gestão em busca do desenvolvimento de negócios. Além das forças competitivas tradicionais as instituições educacionais privadas sofreram os efeitos da pandemia de COVID-19 no mercado. A análise das condições estruturais e das demandas de mercado possibilitou identificar aspectos que põem em risco sua sustentabilidade econômica. A partir da análise e diagnóstico da situação-problema, a intervenção proposta consiste em ações aplicadas à captação e redução da evasão de alunos e da inadimplência, por meio de adequações estruturais e, principalmente, da revisão do posicionamento estratégico. O projeto resultou em benefícios objetivos, ou mensuráveis, e subjetivos, que consistem em percepções de mudança comportamental. Dentre os objetivos, encontram-se o aumento da procura e concretização de matrículas. Quanto aos resultados não mensuráveis, observam-se melhorias perceptíveis na eficácia de gestão, favorecendo a competitividade do negócio. Os impactos já concretizados somam-se ao potencial de favorecimento da organização sob o ponto de vista (i) econômico; (ii) reputacional e (iii) comportamental. O relato da experiência, que resgata modelos propostos no ambiente acadêmico aplicados na prática, potencializa a expansão do conhecimento e evolução da tecnologia de gestão, por ser replicável em situações semelhantes, para criação de valor via oferta de soluções aos consumidores atendidos e à comunidade em geral, com satisfação de suas necessidades, ganhos em qualidade e geração de empregos.
References
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1991
G1. Em meio à crise, mercado de educação é o que mais cresce em número de empresas no Brasil, diz IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/26/em-meio-a-crise-mercado-de-educacao-e-o-que-mais-cresce-em-numero-de-empresas-no-brasil-diz-ibge.ghtml. Acesso em 30/11/2020.
G1. Setor de serviços tem tombo recorde de 7,8% em 2020, aponta IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/02/11/setor-de-servicos-tem-tombo-recorde-de-78percent-em-2020-aponta-ibge.ghtml. Acesso em 09/05/2021
ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: à maneira japonesa. R. Janeiro: Campus, 1995.
JOHNSON, G.; SCHOLES; K.; WHITTINGTON, R. Explorando a estratégia corporativa: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LEI Nº 9.780, de 23 de novembro de 1999. Dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9870.htm. Acesso em 12/01/2022.
MARCONDES, R.C.; MIGUEL, L.A.P.; FRANKLIN, M.A.; PEREZ, G. Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2017. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/ 6-pos-graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/admin-desen-negocios/2018/Livro_ Metodologia_trabalhos_praticos.pdf. Acesso em 10/01/2022.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
SIEEESP. Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo. Inadimplência nas Escolas. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.sieeesp.org.br/index.php?page= juridico. Acesso em: 12/01/2022.
SIEEESP. Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo. Escolas privadas em SP sofrem com disparada da inadimplência e pedem para reabrir. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.sieeesp.org.br/index.php?mact=News,cntnt01, detail,0&cntnt01articleid=1296&cntnt01returnid=66. Acesso em: 10/03/2021.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 8a. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
UNIÃO PELAS ESCOLAS PARTICULARES. Megatendências – As escolas brasileiras no contexto do coronavírus. São Paulo, SP. Disponível em: http://uniaopelasescolas.com.br/ Acesso em: 06/12/2021.
VEJA. PIB do Brasil: o desempenho da economia diante da pandemia, em números. São Paulo, 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/pib-em-numeros-o-desempenho-da-economia-brasileira-diante-da-pandemia/. Acesso em: 09/05/2021.
WILLIAMSON, O.E. Comparative Economic Organization: The Analysis of Discrete Structural Alternatives. Administrative Science Quarterly, 36 (2), 1991, p. 269-296.
Published
Issue
Section
License
Definitions. The following terms shall be used as Agreement for this submission.
Notice: As part of the process for submission, the authors are obliged to verify the submission conformity in relation to all items listed in this requirement. The submissions which are not in accordance with the rules will be sending back to the authors.
1. It is stated that are the exclusive owners and holders of copyrights and content submitted to be published and in this sense agree with free of rights which get the first edition to the publisher and publication to the publishing house of Universidade Estadual do Centro-Oeste – Publishing UNICENTRO, by means of Capital Científico Journal with the work licensed at the same time under Creative Commons Attribution License, allowing the content sharing with the recognition of the authorship and initial publication of this Journal.
In this way, the author (authors) authorizes (they authorize) that Publishing UNICENTRO, through the Capital Científico Journal (Electronic-On Line or Printed) the publication of this content by printed and electronic, also for communication to the public, including the public exhibition, reproduction by any process, distribution, and others systems of display or exposure to public, by any ways, medias and supports.
2. It is declared that the responsibility by the originality of the work, and it is declared that its content was not published partially or in parts by a second journal, as well is not being considered for publication in another journal or publisher in any form of media. The authors are responsible by the information accuracy as well the data contained in the submitted content.
3. It is declared that in the text process of writing it was observed with accuracy the rules referred to citations and references to research sources used, according to the Brazilian law 9.610/ 1988 (law of Author’s rights) as well as it was observed the dispositions contained in the Committee and Ethic reference to the object researched.
4. It is declared that the authors rights was acquired reserved to the indirect owners when in the in the work there are remissions, translations, collections, inserted photos and images, which the property is not owned by the authors, as well as, authorizations with the direct owners or titular from registered, names of organizations or companies that are mentioned.
5. It is declared and that authors are obliged to indemnify UNICENTRO or its publishers, in the case of suffering any material or moral injury in consequence of the law or extra law acts promoted by third ones in reason of its publication departing from the published work.