Fatores contingenciais e as influências para internacionalização das empresas familiares: um estudo no setor industrial<p>Contingency factors and the influences for internationalization of family businesses: a study in the industrial sector
Keywords:
Teoria da Contingência, Indústrias, Tomada de decisãoAbstract
Este artigo investigou quais fatores contingenciais são evidenciados como maiores influentes para a internacionalização das empresas familiares do ramo industrial localizadas na região sul brasileira. Para tal, aplicou-se uma survey a 51 empresas cujos dados foram tratados com técnicas de estatística descritiva e ranking médio. Os resultados evidenciaram os seguintes fatores contingenciais nas empresas que possuem iniciativas ou ações consolidadas: estratégia futura da empresa (87,5%); demandas de expansão dos negócios (87,5%), estratégia de fortalecimento da marca (75%); alternativa de crescimento de vendas (87,5%); e influência de processos aduaneiros e portuários (93,75%). De modo geral, os achados estão alinhados com a literatura da Teoria da Contingência, na qual as empresas podem reavaliar suas estratégias de gestão de modo a ampliar sua atuação internacional. Como sugestões de pesquisas futuras recomenda-se a análise de estudos de caso em indústrias que já possuem ações de internacionalização consolidadas para identificar especificidades e dificuldades do processo.
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