Utilização do moodle em curso de graduação em ciências contábeis: reflexos desse uso<p>Use of moodle in graduation course in accounting sciences: reflections of this use

Authors

Keywords:

Ciências Contábeis. Ensino Superior. Moodle. Métodos de ensino.

Abstract

A evolução tecnológica faz com que a formação dos futuros profissionais se reviste de uma visão ampla e profunda da realidade, neste sentido os métodos de ensino-aprendizagem precisam ser adequados para que ocorra discussões e experimento de novas possibilidades visando um aumento da eficiência e eficácia do ensino. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar de que maneira o Moodle está sendo utilizado como instrumento de ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis em uma Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo levantamento, com orientação qualitativa e caráter descritivo, e para coleta de dados foi utilizado um questionário. De forma geral, os achados indicam que a percepção dos graduandos quanto à sua interação com a plataforma moodle é bastante positiva. Os respondentes sinalizaram que buscam auxílio de professores e colegas de estudos para sanar dúvidas com a utilização da plataforma. Os estudantes ainda revelaram que a relação de obtenção e aplicação de conhecimento são satisfatórias através do Moodle e há recomendações que os professores explorem diferentes métodos de ensino, uma das prováveis justificativas é atender as diversas maneiras de aprender.

Author Biographies

Ana Laura Dias dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande FURG

Graduada de Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Pesquisadora vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Extensão em Contabilidade e Finanças da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Alexandre Costa Quintana, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Atualmente professor da Universidade Federal do Rio Grande(FURG). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - Mestrado Acadêmico da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Autor dos Livros: Fluxo de Caixa: Demonstrações Contábeis; Contabilidade Pública; Exame de Suficiência do CFC Comentado; Transparência: instrumento para governança pública no Brasil; NBCASP - Normas de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo; e Contabilidade Básica. Tem experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Contabilidade Pública e Educação em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade aplicada ao setor público, transparência, tecnologias educacionais, pesquisa em contabilidade, organizações do terceiro setor e demonstração dos fluxos de caixa.

Ana Paula Capuano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP), Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista e Graduada em Ciências Contábeis pela FURG. É professora Adjunta do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e leciona nos cursos de Graduação e Especialização (Lato Sensu) em Ciências Contábeis e nos Programas de Pós Graduação em Contabilidade (PPGCONT-FURG - mestrado acadêmico) e Administração (PPGA-FURG - mestrado acadêmico). Atua, principalmente, nas linhas de pesquisa de Controle Gerencial e Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade.

References

ALVES, L. P.; ANASTASIOU, L. G. C. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para Estratégicas de Trabalho em Aula. 3 ed. Joinville, 2007.

BENTO, M. C. M.; CAVALCANTE, R. S. Tecnologias Móveis em Educação: O Uso do Celular na Sala de Aula. ECCOM, v.4, n.7, p.113-120, 2013.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Projecto e Desenvolvimento de um Laboratório Virtual na Plataforma Moodle. V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Universidade do Minho, 2007.

CARVALHO, L. A. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’S) e a Sala de Aula. Perspectivas Online Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, p. 22-30, 2016.

COSTA, S.A.; PFEUTI, M. L. M.; CASA NOVA, S.P.C. As Estratégias de Ensino-Aprendizagem Utilizadas Pelos Docentes e sua Relação com o Envolvimento dos Alunos. Revista Evidenciação Contábil e Finanças, João Pessoa, v.2, n.1, p.59-74, 2014.

CRUZ, J. M. N. Economia Política II: Extractos do Relatório Sobre o Programa, os Conteúdos e os Métodos de Ensino. Revista da FDUP, p.399-459, 2011.

DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p. 01-13, 2008.

DELGADO, L. M. M.; HAGUENAUER, C.J. Uso da Plataforma Moodle no Apoio ao Ensino Presencial: um Estudo de Caso. Revista Educa Online, v.4, n.1, p.11-26, 2010.

FRANCISCATO, F. T.; RIBEIRO, P. S.; MOZZAQUATRO, P. M.; MEDINA, R. D. Avaliação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Moodle, TelEduc e Tidia – Ae: um estudo comparativo. CINTED UFRGS, v.6, n.2, 2008.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOULARTE, F. B.; WILGES, B.; NASSAR, S. M. Uma Proposta de Material Didático Segundo as Características do m-learning. Cinted Ufrgs, Porto Alegre, v.11, n.3, 2013.

KORELO; J. C.; PRADO, P. H. M; SILVA, D. M. L. Escolha adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista de Administração e Inovação, v. 7, n. 2, p. 80-103, 2010.

LAINE, T. H., SEDANDO, C. A., JOY, M., SUTINEN, E. Critical Factors for Technology Integration in Game-Based Pervasive Learning Spaces. IEEE Transactions on Learning Technologies, v.3, n.4, 2010.

LEGOINHA, P.; PAIS, J.; FERNANDES, J. O Moodle e as Comunidades virtuais de aprendizagem. VII Congresso Nacional de Geologia, Portugal, 2006.

LISBÔA, E. S.; JESUS, A. G.; VARELA, A. M.; TEIXEIRA, G. H.; COUTINHO, C. P. LMS em Contexto Escolar: estudo sobre o uso do Moodle pelos docentes de duas escolas no Norte de Portugal. Revista EFT, v.2, n.1, p.44-57, 2009.

MENDES, J. B. Utilização de Jogos de Empresas no Ensino de Contabilidade – Uma Experiência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Contabilidade Vista e Revista, v.11, n.3, p.23-41, 2000.

MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. PGIE UFRGS, Porto Alegre, v.03, n.1, p.137-144, 2000.

MOREIRA, L. C. G. Planilhas Convencionais e On-line: Um Estudo Comparativo para o Ensino na Graduação. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008.

MOURA, A. Geração Móvel: Um Ambiente de Aprendizagem Suportado por Tecnologias Móveis para a “geração polegar”. VI Conferência Internacional de TIC na Educação, Universidade do Minho, p.50-78, 2009.

MOZZAQUATRO, P. M.; MEDINA, R. D. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Sob Diferentes Visões: Aspectos a Considerar. Cinted Ufrgs, Porto Alegre, v.06, n.02, 2008.

MURITIBA, P. M.; MURITIBA, S. N.; CASADO, T. Personalidade e Preferência por Métodos de Ensino: Um com Graduandos em Administração. FACES, v.09, n.02, p.65-85, 2010.

NAKASHIMA, R.H.R.; AMARAL, S. F. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.8, n.1, p. 33-50, dez. 2006.

PADILHA, C. K.; VIEIRA, C. C. N.; DOMINGUES, M. J. C. S. Ambiente Virtual de Aprendizagem: o Moodle e sua utilização por acadêmicos. Revista da UNIFEBE, n. 14, p.73-87, 2014.

PEREZ, G. et al. Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: o uso da ferramenta Moodle por professores de ciências contábeis. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v.6, n.16, p.143-164, 2012.

SANTOS, J. R. A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. Revista EFT, v.5, n.1, p.72-83, 2012.

SANTOS, R. V. “Jogos de Empresas” aplicados ao processo de Ensino e aprendizagem de Contabilidade. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, n.31, p.78-95, 2003.

SILVA, D. M. O Impacto dos Estilos de Aprendizagem no Ensino de Contabilidade na Fea-RP/USP. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, USP, 2006.

SOUZA, G.H.S. et al. Estilos de Aprendizagem dos Alunos Versus Métodos de Ensino dos Professores do Curso de Administração. RACE, v.12, n.3, p.9-44, 2013.

TRAXLER, J., & DEARDEN, P. The potential for using SMS to support learning and organisation in Sub-Saharan Africa. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/John_Traxler/publication/242715566_The_Potential_for_Using_SMS_to_Support_Learning_and_Organisation_in_Sub-Saharan_Africa/links/02e7e5321e55e3483a000000.pdf>. Acesso em 10 Nov. 2017.

Published

29-09-2020