Suporte à aprendizagem informal no trabalho: uma investigação com os secretários executivos da Universidade Federal do Pará <p> Support to informal learning at work: a survey with the executive secretariat professionals of the Universidade Federal at Pará
Keywords:
Aprendizagem, Aprendizagem Informal, Secretariado ExecutivoAbstract
A aprendizagem informal vem sendo uma estratégia relevante para a melhoria da realização das tarefas de trabalho e para o aprimoramento do desempenho dos profissionais em geral. O suporte à aprendizagem informal é um construto que se propõe a compreender o quanto a instituição, os colegas e as chefias atuam como estímulo ou limitações às iniciativas de aprendizagem no trabalho que ocorrem de forma não estruturada. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar essa forma de aprendizagem sob a perspectiva dos secretários executivos da Universidade Federal do Pará. A pesquisa foi feita na forma de censo, assumiu caráter exploratório, descritivo e quantitativo. A estratégia para unir informações foi o levantamento e o instrumento de coleta de dados o questionário, identificado como Escala de Suporte à Aprendizagem Informal no Trabalho, construída e validada por Coelho Junior (2004) e Coelho Junior, Abbad e Todeschini (2005). O tratamento de dados utilizou técnicas estatísticas descritivas (distribuição de frequência, medidas de tendência central e de dispersão) e paramétricas (teste T). Os resultados mostraram um bom suporte à aprendizagem informal; e que os profissionais percebem a contribuição da organização nesse processo. Como conclusões do estudo, detectou-se que, embora os resultados indiquem uma boa avaliação do suporte, é possível aperfeiçoar ainda mais as relações na instituição para potencializar o aproveitamento dessa estratégia de aprendizagem.
References
ABBAD, G.; BORGES-ANDRADE, J. E. Aprendizagem Humana em Organizações de Trabalho. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Org.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 237-275.
ABBAD, G. et al. Aprendizagem em organizações e no trabalho. In: BORGES, L.O.; MOURÃO, L. (Org.). O trabalho e as organizações: atuações a partir da psicologia. Porto Alegre: Artmed, 2013. p. 497-527.
ALMEIDA, W. G.; ROGEL, G. T. S.; SHIMOURA, A. S. Mudanças de paradigmas na gestão do profissional de secretariado. Revista de Gestão e Secretariado, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 46-68, 2010.
BISPO, M. de S.; MELLO, A. S. A miopia da aprendizagem coletiva nas organizações: existe uma lente para ela? Gestão & Planejamento, v. 12, n. 3, p. 728-745, 2012.
CAMILLIS, P. K.; ANTONELLO, C. S. Um estudo sobre os processos de aprendizagem dos trabalhadores que não exercem função gerencial. Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 11, n. 2, art. 218, p. 4-42, 2010.
COELHO JÚNIOR, F.A.; BORGES-ANDRADE, J.E. Re-validação de escala de suporte à aprendizagem informal no trabalho. In: Anais do XXXII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Rio de Janeiro: ANPAD, 2008.
_____. Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 18, n. 40, p. 221-234, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n40/02.pdf>. Acesso em: 23 nov. 2016.
COELHO JR., F.A. Avaliação de Treinamento a Distância: Suporte à Aprendizagem e Impacto do Treinamento no Trabalho. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, Brasília, 2004.
COELHO JR., F. A.; ABBAD, G.; TODESCHINI, K. Construção e validação de uma escala de suporte à aprendizagem no trabalho em uma instituição bancária brasileira. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, v.5, nº 2, p. 167-196, 2005.
COELHO JR., F. A.; BORGES-ANDRADE, J. E. Suporte à aprendizagem informal no trabalho. In: PUENTE-PALACIOS, K.; PEIXOTO, A. L. A. (Org.). Ferramentas de Diagnóstico para Organizações e Trabalho. Porto Alegre: Artmed, v. 1, p. 261-271, 2015.
COELHO JR., F.; MOURÃO, L. Suporte à Aprendizagem Informal no Trabalho: uma Proposta de Articulação Conceitual. RAM, Revista de Administração Mackenzie, São Paulo, v. 12, n. 6, ed. especial, 2011.
CONLON, T J. A review of informal learning literature, theory and implications for practice in developing global professional competence. Journal of European Industrial Training, v. 28, n. 2-4, p. 283-295, 2004.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3.ed. Porto Alegre: Artmed/Bookman, 2010.
CUSTÓDIO, C. M. P. B; FERREIRA, F. D.; SILVA, L. V. C. O Profissional de secretariado na gestão pública: um estudo de caso na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Secretariado Executivo em Revista, Passo Fundo, n. 4, p. 88-101, 2008.
DURANTE, D. G. Aprendizagem e conhecimento organizacional: contribuições à visão holística da gestão secretarial. In: SCHUMACHER, A. J.; PORTELA, K. C. A. (Org.). Gestão Secretarial: o desafio da visão holística. Cuiabá: Adeptus, 2009. p. 135-155.
ERAUT, M. Informal learning in the workplace. Studies in Continuing Education, v. 26, n.2, p. 247-273, 2004.
FÁVERO, L. P et al. Análise de dados: modelagem multivariada para tomada de decisões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre Aprendizagem Informal e suas implicações nas organizações. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, Recife, v. 8, n. 2, p. 193-208, 2010.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
HAIR JR et al. Análise multivariada de dados. 5.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
MAIA, F. L; OLIVEIRA, V.S. Secretariado em pauta: técnicas de assessoria e métodos de organização. Curitiba: Intersaberes, 2015.
MARINHO, A.P. (Org.). Competências Especiais para o Desenvolvimento Contínuo do Profissional de Secretariado Executivo. São Paulo: SinSesp, 2014.
MARIOTTI, H.; ZAUHY, C. A aprendizagem informal e o conceito 70:20:10. Artigo. 2013. Disponível em <http://humbertomariotti.com.br/artigos.asp>. Acesso em: 28 jan. 2017.
MARSICK, V. J.; VOLPE, M. The nature of and need for informal learning. In: ______. (Ed.). Advances in developing human resources: informal learning on the job. Baton Rouge: Academy of Human Resources Development, 1999. p. 1-9.
MATA, M.A. O papel do secretário executivo na estrutura organizacional e na condução das relações humanas. In: SCHUMACHER, A. J.; PORTELA, K. C. A. (Org.). Gestão Secretarial: o desafio da visão holística. Cuiabá: Adeptus, 2009. p.221-245.
OLIVEIRA, A. J. G. R.; LOHMANN, M. R. O profissional de Secretariado Executivo no suporte à gestão escolar. Revista Intersaberes, Curitiba, ano 5, n. 9, 2010.
PANTOJA, M. J.; BORGES-ANDRADE, J. E. Estratégias de aprendizagem no trabalho em diferentes ocupações profissionais. RAC-eletrônica, Curitiba, v.3, n.1, p. 41-62, 2009.
POZO, J. I. A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Pátio Revista Pedagógica, ano VIII, n. 31, p. 8-11, 2004.
REATTO, D.; GODOY, A. S. A Aprendizagem Informal no Setor Público: Foco nas Interações Sociais e Contexto Organizacional. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 1, p. 17-36, 2017.
REISCHMANN, J. Learning “en passant”: the forgotten dimension. In: CONFERENCE OF THE AMERICAN ASSOCIATION OF ADULT AND CONTINUING EDUCATION., 1986, Los Angeles; Florida. Anais... Los Angeles: The American Association of Adult Continuing Education, 1986.
_____. Produção sobre aprendizagem informal nas organizações no Brasil: mapeando o terreno e rastreando possibilidades futuras. Revista Eletrônica de Administração, v. 21, n. 1, p. 57-88, 2015.
Published
Issue
Section
License
Definitions. The following terms shall be used as Agreement for this submission.
Notice: As part of the process for submission, the authors are obliged to verify the submission conformity in relation to all items listed in this requirement. The submissions which are not in accordance with the rules will be sending back to the authors.
1. It is stated that are the exclusive owners and holders of copyrights and content submitted to be published and in this sense agree with free of rights which get the first edition to the publisher and publication to the publishing house of Universidade Estadual do Centro-Oeste – Publishing UNICENTRO, by means of Capital Científico Journal with the work licensed at the same time under Creative Commons Attribution License, allowing the content sharing with the recognition of the authorship and initial publication of this Journal.
In this way, the author (authors) authorizes (they authorize) that Publishing UNICENTRO, through the Capital Científico Journal (Electronic-On Line or Printed) the publication of this content by printed and electronic, also for communication to the public, including the public exhibition, reproduction by any process, distribution, and others systems of display or exposure to public, by any ways, medias and supports.
2. It is declared that the responsibility by the originality of the work, and it is declared that its content was not published partially or in parts by a second journal, as well is not being considered for publication in another journal or publisher in any form of media. The authors are responsible by the information accuracy as well the data contained in the submitted content.
3. It is declared that in the text process of writing it was observed with accuracy the rules referred to citations and references to research sources used, according to the Brazilian law 9.610/ 1988 (law of Author’s rights) as well as it was observed the dispositions contained in the Committee and Ethic reference to the object researched.
4. It is declared that the authors rights was acquired reserved to the indirect owners when in the in the work there are remissions, translations, collections, inserted photos and images, which the property is not owned by the authors, as well as, authorizations with the direct owners or titular from registered, names of organizations or companies that are mentioned.
5. It is declared and that authors are obliged to indemnify UNICENTRO or its publishers, in the case of suffering any material or moral injury in consequence of the law or extra law acts promoted by third ones in reason of its publication departing from the published work.