A ética no marketing e a liberdade do consumidor: a posição do professor universitário<p>Ethics in marketing and consumer freedom: the position of university professors
Keywords:
Consumo. Consumismo. Razão. Liberdade.Abstract
O consumo faz parte da vida da sociedade e, consequentemente, das organizações responsáveis pela produção de bens e serviços que possam atender às demandas dos indivíduos. Neste ambiente competitivo entre a oferta e a demanda, as empresas desenvolvem estratégias de marketing com o objetivo de impulsionar as vendas. No entanto, se, de um lado, a literatura de marketing atribui o sucesso das estratégias ao atendimento das necessidades e desejos dos consumidores, por outro, há críticas ao marketing. Esses julgamentos, geralmente depreciativos, acusam o marketing de uma subordinação aos processos capitalistas e do uso de práticas desencadeadoras de um processo consumista. Considerando que os conhecimentos de marketing aplicados no mercado também são aprendidos nos bancos das universidades, este artigo procurou saber, por meio de entrevistas semiestruturadas, o pensamento de professores universitários responsáveis pelas disciplinas de marketing dos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, sobre o marketing, a ética e a liberdade do consumidor. Os resultados indicam um reconhecimento dos professores quanto às limitações do marketing para cumprir com os preceitos éticos ao incentivar o consumo com estratégias desvantajosas ao consumidor, mas ao mesmo tempo reconhecem que o indivíduo é livre para consumir.References
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